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Sucesso on: Dicas para levar seu negócio ao mundo online

Veja dicas de ouro para transformar sua loja física em um ecommerce de sucesso.

Bruna Taiski
20/04/21 às 07h00

As palavras ecommerce e marketplace entraram para o vocabulário de muitos empresários, pressionados pela necessidade de criar canais de vendas online em meio a pandemia.

A tendência de migração do comércio físico para o mundo virtual já crescia ano após ano, mas agora foi acelerada. Segundo pesquisa da Ebit e Nielsen, o faturamento do setor cresceu 48,3%, comparando o período 17 de março a 27 de abril deste ano com o de 19 de março a 29 de abril de 2019.

Há duas formas principais de vender pela internet: ter uma loja virtual própria ou participar de um marketplace. A escolha deve levar em conta o perfil do negócio, os recursos e os objetivos da operação.

O ecommerce é como uma loja de rua, já o marketplace se assemelha a um shopping. No primeiro caso, o empresário tem controle sobre a plataforma e é responsável por toda a operação, desde a divulgação até a entrega do produto. Já quem participa de um marketplace - como os sites Amazon, Casas Bahia, iFood e Mercado Livre - precisa seguir as regras da plataforma e pagar um comissionamento em cima das vendas, além de enfrentar a concorrência com outros vendedores. Por outro lado, se beneficia do volume grande de visitantes dos sites e opera dentro de uma estrutura, contando com serviços como segurança e logística.

Segundo a Associação de ecommerce ABComm, o número de consumidores online - pessoas que fizeram pelo menos uma compra através da Internet - no momento, cresceu em cerca de 1 milhão desde o começo da pandemia. Além disso surgiram, aproximadamente, 80 mil novas lojas - que correspondem a um crescimento do setor na ordem dos 30%. Quer saber como levar a sua loja física para o mundo virtual? Manter os clientes e impactar novos consumidores? Dá uma olhada nas nossas dicas:

1. LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA
A localização e estrutura também são importantes em uma loja virtual. Apesar de não ter custos tão altos quanto a loja física, é necessário encontrar um local que permita a armazenagem correta dos produtos de estoque e seja de fácil acesso para veículos da empresa ou transportadoras.


2. EQUIPE DE COLABORADORES
Você vai precisar contar com empacotadores e entregadores, além de responsáveis pelo atendimento online e pela logística. Avalie quem precisará contratar, se vai terceirizar alguma das etapas e quais funcionários da loja física podem trabalhar, também, nesse novo formato.


3. COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE
As estratégias de comunicação, para aumentar as vendas e captação de clientes, precisam ser repensadas para o universo digital. Você, a equipe ou agência responsável deve monitorar constantemente o site, manter as redes atualizadas e criar anúncios que conversem com quem está interessado em comprar virtualmente.


4. ENTREGA, FRETE E DEVOLUÇÃO
Você precisa colocar entre as despesas da loja virtual toda a logística da entrega, que inclui os custos com o envio dos produtos, o valor a ser cobrado no frete e, também, o processo necessário em caso de trocas ou devoluções. Lembre-se que toda a negociação acontecerá pela internet e o cliente não vai poder buscar ou levar o produto até você.

5. REAVALIE A CONCORRÊNCIA
Os concorrentes da sua loja física não são, necessariamente, os mesmos da loja online. A quantidade de ecommerces na internet é grande e, nesse canal, o interesse do consumidor pode ir facilmente de uma loja para a outra. Estude bem o mercado virtual e crie estratégias para fazer o seu site se destacar.


6. INVISTA NO DESIGN E NO CONTEÚDO

A estrutura de um site com ecommerce não pode ser o mesmo que um site institucional. É preciso ter praticidade, oferecer facilidades para o usuário e otimizar a forma que os produtos são mostrados. Invista em um bom design, com uma aparência sofisticada e que transmita muito profissionalismo. E não basta ter fotos bonitas: o conteúdo também é essencial para atrair novos clientes e melhorar a sua posição nas buscas do Google.

Mais que digital!

7. PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS
Além de publicar novidades sobre a marca e os produtos, é muito importante interagir com os clientes nas redes. Seja respondendo comentários, tirando dúvidas por inbox ou incentivando os usuários a conversarem com a marca, o engajamento da empresa mostra que entende o público e sabe se posicionar nos canais digitais.

Essa mudança deve ser muito bem planejada, com muita atenção para não prejudicar a imagem já existente da marca e o negócio como um todo. Mas temos certeza que com planejamento tudo vai dar mais que certo!

8. PLATAFORMAS DIGITAIS
Existem ferramentas que são essenciais para investir no mercado virtual, algumas parecerão complicadas, mas calma, na prática é muito mais simples. Veja as mais importantes:

A escolha da plataforma - site - é muito importante, porque ela vai ser a base da sua loja. Os sites próprios exigem conhecimentos específicos ou que você contrate um programador para administrá-lo.

Você pode ainda optar por começar a sua operação online através dos marketplaces. Ao vender em um marketplace, seus produtos ficam expostos no site de um grande ecommerce, mas o estoque continua sob sua responsabilidade. Ao realizar uma venda, o marketplace notifica a sua loja para que você faça o envio da mercadoria.

9. FORMAS DE PAGAMENTO
Assim como na sua loja física é preciso acompanhar as tendências e oferecer os meios de pagamento que os seus clientes mais utilizam, no ecommerce também é preciso pensar nisso.

Os intermediadores de pagamento funcionam como uma espécie de ponte entre o consumidor e a sua loja. Ao concluir a compra seus clientes serão direcionados para uma página de confirmação. Nesta página, eles deverão escolher a forma de pagamento - cartão de crédito, boleto ou transferência bancária.

Assim, irão pagar ao intermediador e ele irá repassar o valor para a sua loja assim que o cliente receber a mercadoria. Entre os intermediadores de pagamento mais conhecidos estão Mercado Pago, PayPal e PagSeguro.

10. MARKETING DIGITAL PROFISSIONAL
Diante do crescimento do setor e em meio a concorrência, é necessário se destacar. Para isso, sua empresa vai precisar investir em marketing digital.
Através das ações de marketing digital você conseguirá criar uma marca forte e fazer com que ela fique conhecida pelo seu público. Também através dessas ações, irá aumentar as chances de converter em vendas as visitas ao site da sua loja.

E para já começar no caminho certo, estude sobre o marketing 4.0. Segundo Philip Kotler, grande referência do marketing mundial, ele é a revolução digital para as empresas.

Mas há também a possibilidade de contratar uma agência terceirizada para cuidar desta área, como a Agitta Digital , que planeja e desenvolve ações integradas e personalizadas para cada anunciante.

11. CANAIS DE DIVULGAÇÃO
As mídias sociais são ocupadas por cerca de três bilhões de usuários. Todas as interações dentro dessas mídias, seja com amigos ou com empresas, influenciam os usuários na hora de fazer compras, e o seu ecommerce deve estar presente para aproveitar o que elas podem trazer para o seu negócio.

É inegável o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos, como Facebook , Instagram , WhatsApp,Telegran entre outras. Dificilmente você consegue pensar na possibilidade de viver sem elas e isso só mostra a força que essas plataformas possuem no nosso mundo.

Para começar, uma empresa que está ativamente compartilhando conteúdo útil para seu público nas redes sociais e interagindo com essas pessoas, ganha uma possibilidade maior do cliente recomendar seu produto ou serviço para a rede de contatos dele.

Então não fale apenas do seu produto, busque sempre contribuir com algo interessante para a vida das pessoas e que desperte nelas a vontade de compartilhar com os amigos. Além da confiança na indicação de um amigo, o compartilhamento de conteúdo da sua empresa nas mídias sociais gera engajamento.

Agora que você já sabe como montar um negócio na internet, pode começar a escolher as maneiras de trabalhar no mercado digital. Você só precisa escolher a que combina melhor com seu perfil e seus objetivos!

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