Negócios

Premiado como melhor médico veterinário do Brasil, ele dedica sua vida à carreira e ao bem-estar animal

“Procuro sempre lutar pela vida. Temos que tentar até o fim pelos nossos pacientes. Afinal já dizia São Francisco de Assis ‘Tudo que vive, quer viver’”, finaliza.

Bruna Taiski
01/06/21 às 08h24
Para o Dr. Fábio ser veterinário é cuidar da saúde dos animais e, sobretudo, amá-los.

Desde a infância o médico veterinário e PhD Fábio dos Santos Nogueira sempre cuidou dos animais, era daquelas crianças que via um animal de rua e levava escondido para casa. “É uma profissão linda, que atua com um ser que somente oferece amor e sem exigir nada em troca. Hoje me sinto feliz, pois consegui transmitir para os meus filhos esse amor, e a minha filha Pietra ingressou no primeiro ano de Medicina Veterinária! Também tenho três animais que convivem dentro de casa: Miojo, Sushi e Salgadinho”, diz.

Dr. Fábio possui uma carreira prestigiosa e premiada, mestre e doutor pela UNESP Botucatu- SP, atualmente ele é coordenador do Curso de Medicina Veterinária da FEA, pesquisador – atua na busca de novos fármacos e vacinas para Leishmaniose; é sócio Fundador do BRASILEISH - Grupo de estudos em Leishmaniose e sócio proprietário do Hospital Veterinário Mundo Animal.

Formou-se em Medicina Veterinária pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal no ano de 1993, e em 2000, retornou a Andradina para trazer todas as especialidades e melhorar o atendimento e o diagnóstico dos animais da região. “Cheguei à cidade e me deparei com uma situação muito difícil, onde os animais eram diariamente abatidos devido a uma terrível doença que se espalhava na região - a Leishmaniose Visceral Canina. Não entendia e não compreendo até hoje por qual motivo, animais sem doença clínica, apenas com uma prova laboratorial inespecífica perderam suas vidas”.

“Todos os países do mundo, que apresentam a mesma doença, tratavam e controlavam positivamente. Decidi ‘bater de frente’ com os Conselhos de classe e Ministérios. Fui para um estágio na Espanha, com profissionais renomados e autores de diversos livros de referência e voltei com toda a bagagem para discutir e ponderar. Em 2011, formamos o BRASILEISH - Grupo de Estudos em Leishmaniose Animal do Brasil, Paraguay e Argentina - da qual sou o atual presidente - pelo 2o mandato”.

VETERINÁRIO DO ANO

Todos os anos a ANCLIVEPA - Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - juntamente com a empresa Vetnil abrem indicações para que os veterinários de todo o Brasil votem em um profissional com uma contribuição na área. No ano de 2013 foi a vez do Dr.Fábio receber este reconhecimento.  “Foi uma surpresa, mas que me deixou bastante emocionado quando fui receber o prêmio das mãos do próprio presidente do Conselho Federal. Por ironia do destino... Travei com ele diversos embates e discussões para a liberação do tratamento da Leishmaniose no Brasil e consegui”.

“Procuro sempre lutar pela vida. Temos que tentar até o fim pelos nossos pacientes. Afinal já dizia São Francisco de Assis ‘Tudo que vive, quer viver’”, finaliza.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM NEGÓCIOS
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.