Saúde e Bem estar

Que tal tomar um chá de gengibre, canela e anis?

Além de trazer muitos benefícios à nossa saúde proporciona bem-estar e fortalece a imunidade.

Bruna Taiski
23/07/20 às 13h30
Reprodução

O chá – que teve sua origem no Oriente – tornou-se popular em vários países e também no Brasil, sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água.

Além de proporcionar um momento de relaxamento ou de reunir amigos, tomar chá é um hábito muito saudável. O gengibre, a canela e o anis oferecem nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, ajudando melhorar a imunidade. O ideal é beber entre as refeições e no fim da tarde. Pode tomar de uma a duas xícaras do chá por dia.

Propriedades

Gengibre
O gengibre é responsável por acelerar o metabolismo por ter um efeito termogênico. Contém óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica.

O gengibre combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica.

Rico em antioxidantes, combate os radicais livres, melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

Canela em pau
A canela tem atividade antioxidante extremamente alta, e o óleo da canela tem propriedades antibacterianas e anti-fungos fortes. A canela é também uma grande fonte de manganês, fibra, ferro, e cálcio.


Como consequência, se utilizou como remédio caseiro eficaz para reduzir níveis de açúcar de sangue, baixar o colesterol, ajudar na digestão, curar resfriado e a reduzir dores nas artrites.

Possui substâncias bactericidas, fungicidas e antivirais e serve para proteger de diversas infecções agudas e crônicas, entre elas a cistite e amigdalite.

Anis Estrelado
O anis estrelado é rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral.

Ajuda nos distúrbios gastrointestinais, gases, aerofagia, flatulência, tosse, resfriados e mau-hálito (para esse problema, basta chupar o fruto do anis-estrelado). O anis estrelado é digestivo e melhora a imunidade do organismo.

Modo de preparo do chá

500 ml de água
1 pedaço de gengibre
5 anis
2 canelas em pau
Nada mais simples do que preparar um chá; basta ferver a água e depois colocar o gengibre, anis e canela. Deixe em infusão por 10 minutos.

O ideal é a bebida ser tomada entre as refeições – quente ou fria – e seu preparo ser feito na hora. Quando deixado em garrafa térmica, o chá pode perder até metade das propriedades funcionais.

E você, gosta de tomar chá de gengibre, canela e anis? Algum outro? Qual é o seu preferido?

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.