Saúde e Bem estar

PÓS COVID - Sintomas neuropsiquiátricos da precisam ser tratados o mais cedo possível

É necessário estar atento aos sinais e realizar uma investigação mais detalhada e individualizada

Rara Gente - Da redação
04/01/22 às 08h52
Dr. Eder Caloi Barro, médico psiquiatra

É de conhecimento de todos que a infecção por Covid 19 pode causar sequelas no sistema respiratório: falta de ar, fadiga, lesão pulmonar, entre outros. Porém, não são apenas essas as sequelas que podem ocorrer após esse quadro infeccioso.

Estamos falando da Síndrome pós-Covid, Covid pós Aguda ou Covid Persistente, que é caracterizada por sintomas e complicações que duram por mais de 30 dias após o diagnóstico do vírus e da doença.

Algumas das repercussões são sintomas neuropsiquiátricos, como: dor de cabeça persistente,
fadiga, esquecimentos, tonturas, desorientação e confusão mental. Alguns casos mais graves podem cursar com AVC - Acidente Vascular Cerebral, além de crises convulsivas.

Existem duas hipóteses para essas repercussões: ação direta do vírus ‘atacando’ os neurônios e/ou o processo inflamatório que gera problemas cerebrais secundariamente. Na grande maioria dos casos, os pacientes percebem recuperação total desses sintomas descritos anteriormente em 60 a 90 dias, no entanto, um percentual menor de indivíduos pode ficar com sequelas de Covid Persistente, como AVCs, dor de cabeça, tonturas e vertigens.

Curiosamente, até mesmo os casos mais leves de Covid-19 podem apresentar sintomas neuropsiquiátricos, como dor de cabeça, lapsos de memória, sonolência diurna, sintomas depressivos, entre outros.

O QUE FAZER NESSES CASOS?

É importante estar atento aos sintomas persistentes e contar com a ajuda de um profissional Psiquiatra para uma investigação mais detalhada e individualizada, a fim de dar suporte ao paciente o quanto antes, com tratamento fármacológico, orientações psicoterápicas e ativação comportamental.

(*) Dr. Eder Caloi Barro, médico psiquiatra

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.