Saúde e Bem estar

Pesquisa revela que 44% das mulheres na menopausa não fazem acompanhamento

Aproximadamente 30 milhões de mulheres estão na menopausa no país, a condição ainda é negligenciada pela sociedade e pelo sistema de saúde.

Da Redação - Rara Gente
29/10/25 às 14h59

Um levantamento inédito revela um cenário alarmante sobre a saúde da mulher brasileira: enquanto aproximadamente 30 milhões de mulheres (7,9% da população feminina) estão na menopausa no país, a condição ainda é negligenciada pela sociedade e pelo sistema de saúde. A pesquisa, encomendada pela Bayer e realizada pelo Instituto Ipsos, mostra que 44% das mulheres com sintomas não realizam nenhum acompanhamento médico.

O estudo, que ouviu 800 mulheres de todas as regiões e classes sociais, aponta que metade delas já ouviu que seus sintomas eram "exagero" ou "algo normal". Entre as mulheres em pré-menopausa, esse índice sobe para 65%.

(Foto: Reprodução)

As dificuldades no acesso ao cuidado aparecem em diferentes fronts:

  • No SUS: Demora para conseguir consultas com especialistas
  • Planos de saúde: Burocracia e falta de cobertura
  • Falta de informação: 19% das mulheres citam a escassez de informações como principal obstáculo

A terapia de reposição hormonal (TRH), considerada uma das opções mais eficazes para aliviar os sintomas, permanece envolta em mitos:

  • 53% das mulheres nunca foram apresentadas ao método por seus médicos
  • Apenas 2% tiveram o DIU hormonal mencionado como opção
  • Os principais receios incluem: medo de câncer (22%), ganho de peso (27%) e riscos cardiovasculares (18%)
(Foto: Reprodução)

A falta de tratamento adequado pode levar a complicações futuras, incluindo osteoporose e doenças cardiovasculares - estas últimas representando a principal causa de morte em mulheres após a menopausa.

O estudo reforça a urgência de políticas públicas e campanhas educativas que combatam os estigmas em torno da menopausa e garantam que as milhões de mulheres nesta fase tenham acesso a informações científicas e tratamentos adequados.

Dados de Metrópoles

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.