Saúde e Bem estar

Os 5 melhores exercícios para evitar o estresse

Eles promovem a sensação de bem-estar e reduzem a ansiedade

Bruna Taiski
26/06/20 às 09h00
Casal faz exercícios juntos (Reprodução).

Não é à toa que muitos médicos e especialistas têm indicado a prática de esportes (indoor, viu?) durante a quarentena. A atividade física estimula a liberação de endorfinas que estão ligadas à sensação de prazer e bem-estar. A testosterona, produzida durante o exercício, também diminui os níveis de cortisol. Escolha seu exercício para estresse favorito e relaxe.

Melhores exercícios para estresse

1 – Corrida (na esteira)
Sorte de quem pode contar com uma esteira em casa. Durante o t reino, sua mente deixa de ser bombardeada por tantos estímulos, como ligações e e-mails, o que ajuda com que ela se aquiete. Mantenha um pace (ritmo) que o deixe confortável e esqueça suas preocupações. O corpo vai compensá-lo com a liberação das endorfinas. Não existe uma tática perfeita para todo mundo. Algumas pessoas preferem longas distâncias e outras se dão melhor com tiros. O importante é se concentrar na respiração e na passada”.

2 – Dança
Se você é do time que acha a musculação muito chata, ou a corrida muito difícil, pode apostar na dança. A dança, para muitas pessoas, é uma forma de alívio, um meio de expressão ou até mesmo um refúgio. Por ser uma atividade divertida, criativa e desafiadora, acaba sendo ideal para quem deseja se distrair e se concentrar em algo positivo.

3 – Pilates
Para conectar mente e músculo, um dos princípios da técnica, você tem que mandar embora os pensamentos negativos. O ritmo lento e longo da expiração é totalmente contrário à respiração ofegante de quem está estressado, o que ajuda a acalmar. E o alongamento da aula relaxa ombros, costas e punhos – regiões que costumam sofrer com as horas extras no escritório.

 
4 – Boxe
Os socos ajudam a extravasar qualquer sentimento negativo. O Bob, boneco de borracha, é perfeito para deixar em casa. Faça 3 minutos de socos variados e você se sentirá muito mais leve.

5 – Ioga
A ioga é uma grande aliada do combate à ansiedade. Na realidade, ela tira você do estado ansioso. Com a ajuda de um bom professor e uma boa metodologia, a prática te ajuda a pensar menos — ou então nem pensar em nada. E fugir do turbilhão de pensamentos que às vezes atropelam a nossa cabeça parece maravilhoso, não?

Sem exageros

Cuidado para não extrapolar na quantidade ou na intensidade do treino. A atividade física produz um nível saudável de cortisol no organismo. Mas pode ser perigosa se você não estiver preparado para ela. Em excesso, os exercícios para estresse podem ter o efeito contrário. As consequências vão desde fadiga e cansaço até perda da libido, distúrbio do sono e depressão. Para não errar a mão, o melhor é avançar aos poucos. Assim, você evita a sobrecarga e ainda comemora uma nova conquista a cada treino.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.