Saúde e Bem estar

O tempo está seco! Saiba como diminuir os efeitos da baixa umidade do ar

O último final de semana do mês de abril será bastante quente e, por enquanto, ainda não há previsão de chuva.

Hoje Mais
28/04/22 às 09h54

O último final de semana do mês de abril será bastante quente e, por enquanto, ainda não há previsão de chuva. Em algumas regiões do Mato Grosso do Sul a umidade relativa do ar deve ficar entre 20 e 40%.

O ideal é que ela fique em, pelo menos, 60%. Abaixo disso a saúde começa a sentir os impactos, principalmente quem sofre com qualquer tipo de doença respiratória. O nariz e a garganta ficam mais irritados e a pele também fica mais ressecada.

Para reduzir estes efeitos é importante adotar algumas medidas que ajudam a respirar melhor. O primeiro deles é aumentar a ingestão de líquidos, principalmente a água. Além disso vamos listar mais alguns cuidados para que a sua saúde fique melhor durante este período.

Invista em alimentos saudáveis

Outro cuidado importante é evitar alimentos muito salgados ou condimentados, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Umidifique o ambiente

Espalhe panos (toalhas) úmidos ou mesmo baldes com água pelos ambientes da casa, especialmente nos quartos, durante a noite. Uma alternativa, mais eficiente, é utilizar um umidificador de ar.

Combata o ressecamento das vias aéreas

Esse é um cuidado essencial para evitar a congestão nasal e reduzir o risco de doenças respiratórias. Para tanto, basta aplicar soro fisiológico nas narinas, algumas vezes ao dia ou sempre que sentir desconforto. Mais uma vez, idosos e crianças merecem atenção especial. O uso de nebulizadores ou inaladores, apenas com soro fisiológico, também é bastante eficiente para a umidificação das vias aéreas.

Evite a exposição solar

No verão, ou nos dias quentes de inverno, evite se expor diretamente ao sol. Caso o faça, utilize um chapéu e mantenha a hidratação.

Não faça atividades físicas nos horários mais secos

A prática de exercícios físicos deve ser evitada entre 10h e 16h, especialmente se for ao ar livre, em centros urbanos, onde a concentração de poluentes no ar é naturalmente maior. Prefira o início da manhã ou fim da tarde.

Hidrate a pele

Utilize produtos específicos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos uma vez ao dia. Para evitar o ressecamento, banhos com água muito quente não são recomendados.


 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.