RARA Gente - Saúde e Bem estar

Ministério declara transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional

 Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a curva de transmissão do novo coronavírus no Brasil só deve apresentar "queda profunda" em setembro.


Bruna Taiski em 23 de março de 2020 - 13h00

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria da última sexta-feira (20).


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.


Até o balanço de quinta-feira (19), a transmissão comunitária estava configurada nos estados de São Paulo e de Pernambuco. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima).


A declaração de estado de transmissão comunitária não significa que todos os estados e cidades tenham essa modalidade de transmissão. No balanço de sexta, há ainda dois estados (Roraima e Maranhão) que ainda não tiveram casos confirmados.


LEIA TAMBÉM
ÚLTIMAS
MAIS LIDAS
ÚLTIMA EDIÇÃO
BANCA DIGITAL

RARA 91  -  Dezembro de 2019
RARA 90  -  Outubro de 2019
RARA 89  -  Agosto de 2019

Todos os direitos reservados. Grupo AGITTA de Comunicações.