Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.
A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento.
O lúpus é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa. O nome oficial dessa condição é lúpus eritematoso sistêmico e ela é capaz de afetar o corpo inteiro.
Leucemia: neoplasia maligna que acontece devido a uma mutação genética onde os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de forma desordenada. A doença pode acometer pessoas de mais ou menos idade, em qualquer fase da vida, incluindo crianças.
CUIDE-SE
O diagnóstico precoce é fundamental para que os pacientes possam saber o tratamento adequado para estas doenças e garantir, desta forma, maior eficácia e controle dos sintomas. As campanhas das cores chamam a atenção também para que todos visitem seus médicos com frequência e façam exames de rotina. Outro alerta é para a importância de ser doador de sangue e medula óssea e ajudar quem necessita.