Saúde e Bem estar

FEVEREIRO ROXO E LARANJA: conscientização sobre doenças sérias

Fibromialgia, Alzheimer, Lúpus e Leucemia serão debatidas este mês

Rara Gente - Daniela Galli
03/02/22 às 11h05

Todos os meses do ano foram divididos em cores e cada uma delas chama a atenção da população para que se conscientizem sobre diferentes problemas de saúde. O janeiro branco falou sobre a importância da saúde mental. Já fevereiro recebem menção de duas cores: roxo e laranja; é hora de falar sobre fibromialgia, alzheimer, lúpus e leucemia.

O objetivo das campanhas que focam nestas doenças é chamar a atenção para a qualidade de vida dos pacientes que são acometidos por elas, uma vez que são patologias sérias e, alguma delas, incuráveis.

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento.

O lúpus é uma doença autoimune em que as células do sistema imunológico saem de controle e passam a atacar as estruturas saudáveis do próprio organismo da pessoa. O nome oficial dessa condição é lúpus eritematoso sistêmico e ela é capaz de afetar o corpo inteiro.

Leucemia: neoplasia maligna que acontece devido a uma mutação genética onde os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de forma desordenada. A doença pode acometer pessoas de mais ou menos idade, em qualquer fase da vida, incluindo crianças.

CUIDE-SE

O diagnóstico precoce é fundamental para que os pacientes possam saber o tratamento adequado para estas doenças e garantir, desta forma, maior eficácia e controle dos sintomas. As campanhas das cores chamam a atenção também para que todos visitem seus médicos com frequência e façam exames de rotina. Outro alerta é para a importância de ser doador de sangue e medula óssea e ajudar quem necessita.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.