Saúde e Bem estar

Como superar os desafios diários da obesidade

Dia Mundial do Combate a Obesidade: uma doença crônica com consequências que vão além da contagem de quilos

Bruna Taiski
09/10/20 às 14h42

Por que é tão difícil emagrecer e manter o peso ao longo do tempo? Essa é uma pergunta feita constantemente por quem vive na luta contra os quilos a mais na balança. Mas há respostas. Primeiro, é preciso entender que as causas da obesidade são complexas. Ela pode ser influenciada por questões fisiológicas, psicológicas, ambientais, socioeconômicas e genéticas. Por isso, nem sempre a mudança de hábitos, como uma dieta de poucas calorias e a prática regular de atividades físicas, é suficiente para promover a perda de peso – e as frustrações de quem tenta e não consegue emagrecer podem dificultar ainda mais o cenário.

Por isso, é importante deixar claro: a obesidade é uma doença crônica e um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O excesso de peso tem impacto direto na expectativa de vida: 74% dos brasileiros morrem em consequência da obesidade, que pode desencadear problemas tão graves quanto doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Desafio dos 10%

Se você tem enfrentado dificuldades, não desanime. Que tal estabelecer metas mais concretas, que funcionam independentemente do peso inicial? Uma perda de peso de 10% já é suficiente para trazer grandes benefícios para a saúde. Há melhorias na pressão arterial, no índice de glicemia, nos níveis de colesterol e na apneia obstrutiva do sono.

O número pode parecer pequeno, no entano conforme a OMS, é comprovadamente eficaz. Além disso, é mais palpável do que estabelecer metas irreais – quem não conhece uma pessoa de 80 quilos que promete a si mesma perder 20 quilos e nunca consegue?

Se você alcançou os 10%, esse é um excelente estímulo para seguir em frente. Por saber que o corpo vai tentar recuperar o peso, é fundamental manter os hábitos alimentares saudáveis e não desistir da prática de exercícios. 

Ficou interessada na meta dos 10%? Saiba que você pode contar com um novo estímulo. Em 2016, foi lançada pela Novo Nordisk a campanha “Obesidade é o que você não vê”, que alerta para os perigos do excesso de peso e reforça que a obesidade deve ser vista como doença, e não como uma escolha individual.

O “Desafio 10% – Troque 10% do seu peso por mais saúde na sua vida” é uma das novidades que a campanha traz neste ano e conta com Jorge Bentes como embaixador. Para participar do desafio e ter mais informações sobre obesidade, acesse  www.saudenaosepesa.com.br.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.