RARA Gente - Saúde e Bem estar

Como e quantas vezes limpar a casa para se prevenir do coronavírus

Não precisa sair passando álcool gel em tudo! Veja um guia simplificado de como manter a casa organizada durante a quarentena. 


Bruna Taiski em 24 de março de 2020 - 08h00

Não precisa sair passando álcool gel em tudo. A orientação parece exagerada, mas necessária no momento em que evitar a multiplicação do coronavírus virou prioridade e o álcool gel, considerado o grande aliado da população para combater o vírus, tem sumido de algumas prateleiras. Em casa, por exemplo, há métodos mais eficazes (e mais baratos) para manter os ambientes limpos do vírus, que pode ficar de cinco a oito dias alojado em superfícies.


Veja um passo a passo da limpeza em casa, conforme a  Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).


Quais produtos são necessários para inativar o coronavírus em casa?

Água e sabão neutro. Limpar as superfícies e o chão com um pano umedecido na solução é suficiente. Quem quiser potencializar a faxina pode, depois do processo, usar desinfetante. O uso de clorofila diluída em água também é eficaz, mas deve ser feito com cuidado, e luvas são indicadas para o manuseio.


E o álcool?

Superfícies, principalmente as compartilhadas, podem ser higienizadas com álcool 70%. Graduações menores do produto, como a do álcool de cozinha, não inativam o coronavírus.


Qual a frequência indicada para a limpeza?

Depende muito da circulação na casa. Se houver alguém diagnosticado ou com suspeita de covid-19, os cuidados devem ser redobrados. Além da limpeza frequente no cômodo do isolamento, o banheiro requer atenção especial, já que há possibilidade de as fezes hospedarem coronavírus. Portanto, há a necessidade de higienização após cada utilização.


E se não há caso suspeito ou diagnosticado de covid-19?

A limpeza deve ser feita, em média, uma vez por turno. Ou a cada entrada de uma pessoa na casa. As toalhas não devem ser compartilhadas, e a troca diária é recomendada. Além disso, a orientação é de não secar o rosto com a mesma toalha utilizada para as mãos.


Como a limpeza deve ser feita?

Começar pelas partes mais altas e terminar no chão. O uso de aspirador ajuda a não espalhar partículas contaminadas. Um pano úmido, porém, tem a mesma eficácia na tarefa.


O que devo fazer quando entrar em casa?

Lavar as mãos com água e sabão e secar com papel toalha. Se for permanecer em casa, é aconselhado trocar de roupa.


Quais objetos requerem maior atenção?

Os de uso compartilhado, como controle remoto, telefone, interruptores, campainhas, maçanetas e corrimãos. Após cada uso, é recomendada a limpeza com álcool 70% ou solução com água e sabão neutro líquido. 


LEIA TAMBÉM
ÚLTIMAS
MAIS LIDAS
ÚLTIMA EDIÇÃO
BANCA DIGITAL

RARA 91  -  Dezembro de 2019
RARA 90  -  Outubro de 2019
RARA 89  -  Agosto de 2019

Todos os direitos reservados. Grupo AGITTA de Comunicações.