Saúde e Bem estar

Canetas emagrecedoras terão controle mais rígido e farmácias devem reter receitas

Medida da Anvisa vale para medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, utilizados no tratamento da obesidade e diabetes tipo 2

Da Redação
25/06/25 às 16h01

Farmácias e drogarias de todo o país devem passar a reter, desde o início da semana, as receitas médicas de medicamentos agonistas do GLP-1, popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”.

A nova norma, estabelecida pela Anvisa, determina que a venda desses medicamentos só poderá ocorrer mediante apresentação de receita em duas vias, com retenção obrigatória de uma delas no estabelecimento.

A decisão, publicada em abril de 2025, foi tomada após o aumento no número de eventos adversos associados ao uso fora das indicações aprovadas. O objetivo da Anvisa é proteger a saúde da população, promovendo o uso racional e seguro dessas substâncias.

Foto: depositphotos.com / MillaFedotova

Medicamentos afetados pela nova regra

Entre os remédios que passam a ter controle mais rigoroso estão:

  • Semaglutida (Ozempic, Wegovy)
  • Tirzepatida (Mounjaro)
  • Liraglutida
  • Dulaglutida
  • Exenatida
  • Lixisenatida

Esses medicamentos são indicados para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, mas vêm sendo utilizados de forma indiscriminada com fins estéticos e promessas de emagrecimento rápido, especialmente nas redes sociais.

Nova regra: o que muda na prática?

  • A receita médica deve ser emitida em duas vias;
  • Uma via será retida pela farmácia no momento da venda;
  • A validade da receita será de 90 dias;
  • A venda será registrada no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC);
  • A medida se aplica tanto a medicamentos industrializados quanto manipulados.
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.