Saúde e Bem estar

‘Aprendi a viver e a me amar!’

Resultados além da balança: a cirurgia bariátrica muda a vida de pacientes que buscam emagrecer com saúde

Rara Gente - Da redação
07/01/22 às 13h29

Resultados além da balança: a cirurgia bariátrica muda a vida de pacientes que buscam emagrecer com saúde. Perder peso é uma jornada cheia de desafios e provações.

Segundo dados da pesquisa nacional de Saúde divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 60,3% dos brasileiros, o que corresponde a 96 milhões de pessoas estão acima do peso.

O funcionário público Euder Martins de Souza – 32 anos, de Três Lagoas, sabe bem o significado desta verdadeira luta contra a balança. Aos 28 anos ele chegou a pesar 160 kg, desenvolveu vários problemas de saúde e resolveu virar a página depois de muito pesquisar sobre o assunto. 

“Foram incontáveis as vezes que, por estética e aceitação, tentei emagrecer. Foram dietas, remédios, tentativas em academia, dentre outros meios, mas nada com êxito. Eu era gordo! Eu sabia disso, mas não tinha noção da proporção. Nos acostumamos com a imagem de obesos e acabamos não enxergando o tamanho que chegamos. Por fim, após quase sofrer um infarto ‘bati o martelo’ e decidi que daria esse passo pela minha saúde e minha vida!”.

Euder conta que fez uma peregrinação em vários profissionais da área, e pontua que a primeira consulta com o Dr. Thiago Bosch Viana foi decisiva. “A escolha do cirurgião é de extrema importância, pois o médico precisa te passar confiança e deixar seguro do que será feito, e isso aconteceu comigo desde o primeiro momento. Fui muito bem orientado e acompanhado pelo Dr. Thiago. Neste sentido, com a bariátrica e com todo o processo e acompanhamento que tive, aprendi a buscar escolhas melhores na alimentação e no estilo de vida. Hoje me alimento de forma saudável, e muito melhor!”, antecipa ele contando que eliminou 84kg. 

“Operei em julho de 2019. Fiz a técnica Bypass. Cada organismo reage de uma forma, mas a minha experiência foi fantástica - dos 160kg fui para os 74kg. Eu não tive nenhuma dor, nunca passei mal, e nada de negativo aconteceu comigo desde que saí da sala de cirurgia. No primeiro ano, fui acompanhado mensalmente pelo Dr. Thiago, que verificava a perda de peso e elhora do estado de saúde”, descreve.

“Sinto-me feliz e realizado ao ajudar meus pacientes e ver que estamos proporcionando uma nova vida e melhoria em todos os âmbitos. Até mesmo em pacientes que estavam depressivos, após a cirurgia e o empenho deles, este quadro mudou. E é isso que queremos proporcionar: saúde!”, informa o Dr. Thiago.

Em resumo, Euder definiu a cirurgia como um divisor de águas na sua vida. “Antes da bariátrica a minha expectativa de vida não me deixaria chegar aos 30 anos; aliás, por este motivo, eu não poderia ter filhos e se tivesse, não os veria crescer. Foi muito difícil, quando ouvi isso de outro médico, principalmente por eu ser tão jovem”.

“Com o emagrecimento a rotina sedentária deu lugar a um dia a dia mais ativo. Hoje frequento academia, faço caminhadas, frequento trilhas e agora também sou pai de uma menina linda! E como não mencionar a autoestima e amor próprio? Emagrecer e ter a saúde de volta revigorou minha forma de enxergar a vida e a mim mesmo... Posso dizer que aprendi a viver e a me amar”, finaliza.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SAÚDE E BEM ESTAR
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.