Gastronomia

Saltimbocca: uma receita digna de MasterChef

Maria Antônia nos mostrou porque a cozinha é o coração da casa

Bruna Taiski 
17/09/20 às 11h30

Você possivelmente já está familiarizado com o termo “MasterChef” - que ganhou notoriedade com o programa de TV homônimo. Para quem não sabe do que se trata, masterchef designa aquele tipo de pessoa que cozinha com amor, criatividade e identidade. A convidada da Gente possui todos esses ingredientes na cozinha e também na vida! Conheça Maria Antônia - gaúcha de 36 anos e vencedora do MasterChef Brasil 2018.

A história da Personal Chef e Sommelière com a gastronomia começou cedo; os pais abriram um restaurante alguns meses depois de ela nascer – a mãe também é apaixonada pela cozinha - desde então, convive entre panelas, temperos e sabores.  “Minha mãe queria que eu cursasse direito; mas, o que eu queria muito era estudar gastronomia. Depois de muitos anos fiz o curso de Sommelier – pois, era o mais próximo... Um dia resolvemos que iria me inscrever no masterchef; tudo começou sem pretensão de chegar à final - muito menos de ganhar o programa” - diz.

Tão difícil quanto preparar uma carne de jacaré – os entendedores, entenderão - é ficar frente a frente com os renomados chefs Paola, Fogaça e Jacquin. “Essa sensação é muito louca; pois, eu os vejo com grande respeito e carinho - uma admiração fraterna. Escutar uma crítica de uma pessoa comum já é muito difícil; mas, escutá-la daqueles por quem temos muita admiração é pior ainda”.

Porém, cozinhar não é sua única paixão. Maria Antônia também adora passar o tempo com ‘os seus guris’ - o filho, João Pedro e o marido, Fabio.  “O Fabio sempre acreditou no meu potencial – mais do que eu mesma; o João Pedro gosta de me ajudar na cozinha - desde pequeno, eu pedia ajuda para ele, tipo: lavar alguns legumes, ajudar a mexer o bolo... Qualquer tempo que tenho com eles é muito importante e valorizado para mim”.

Quer aprender uma receita digna de MasterChef? Aprendsa a preparar a famosa ‘Saltimbocca’:

Ingredientes da Saltimbocca

6 escalopes de 60 gramas de filezinho suíno;
12 folhas de sálvia;
12 fatias de copa defumada;
1 xícara de farinha de trigo;
Pimenta preta;
Manteiga;
1 cálice de vinho do Porto – branco;
Limão siciliano.

Ingredientes do purê de couve-flor 

1/2 couve flor;
Leite;
2 dentes de alho;
Noz moscada;
Requeijão;
Sal e pimenta.

Modo de preparo

Colocar o escalope entre duas folhas de papel manteiga e bater com o batedor até deixar com a espessura de 1/2 centímetro. Temperar a carne com sal e pimenta. Rechear com duas folhas de sálvia e dobrar. Colocar entre duas fatias de copa defumada. Passar os pacotinhos na farinha. Aquecer a frigideira, colocar um fio de azeite de oliva e uma colher de sopa de manteiga. Dourar a copa dos dois lados. Retirar a carne; adelgaçar a frigideira com vinho do porto. Colocar duas colheres de manteiga e reduzir o molho. Voltar a carne para a frigideira.

MODO DE PREPARO DO PURÊ DE COUVE-FLOR:
Colocar a couve flor na panela e cobrir com leite. Adicionar os dentes de alho. Cozinhar até a couve flor ficar bem macia. Passar no processador, somente a couve flor como alho. Adicionar o requeijão. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.

MONTAGEM:
Colocar duas colheres de purê e três saltimbocca. Finalizar com suco de limão siciliano.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.