Gastronomia

Refrigerante caseiro e outros drinks para aliviar o calor

Aprenda a preparar estes drinks refrescantes!

Bruna Taiski
15/09/20 às 08h41

Com a chegada das altas temperaturas, tudo o que a gente quer é encontrar métodos de aliviar o calorão. Além de ser ótimo para refrescar, um suco geladinho é ainda uma forma deliciosa de se manter hidratada.

Raspadinha, mojito, refrigerante caseiro, caipirinha, gim… Confira uma seleção de sucos e drinques bem refrescantes – com e sem álcool – para amenizar o calor.

Caipirinha nordestina

Ingredientes

1 caju cortado metade em pedaços e metade em fatias finas
1 limão-taiti cortado ao meio sem a parte branca do miolo da fruta
Rapadura ralada a gosto
Cubos de gelo a gosto
1 xícara (café) de cachaça
1/2 limão-galego cortado em fatias finas

Modo de preparo

Em um copo de caipirinha, macere os pedaços de caju com o limão-taiti e a rapadura. Complete o copo com gelo, acrescente a cachaça
e misture com uma colher bailarina. Decore com as fatias finas de caju e de limão-galego.

Refrigerante caseiro

Ingredientes

100 gramas de gengibre, sem casca, cortado em cubos pequenos
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1/3 de maço de capim-santo lavado ou 8 limões-galegos

Modo de preparo

Em uma garrafa plástica flexível de 500 mililitros higienizada, junte o gengibre, o açúcar e 300 mililitros de água filtrada (por questões de segurança, a fermentação do refrigerante deve ser feita sempre em recipientes plásticos flexíveis, e não de vidro). Tampe e chacoalhe bem. Abra novamente e aperte a garrafa, amassando-a, até que o líquido chegue ao topo. Tampe bem e deixe fermentar em temperatura ambiente. Repita o processo (abra a garrafa, aperte várias vezes e tampe novamente) pelo menos três vezes ao dia. Quando a garrafa começar a estufar, o fermento estará pronto. Reserve-o tampado na geladeira.

No liquidificador, bata o capim-santo com 1 litro de água até as folhas se desmancharem. Passe por uma peneira e reserve. Em uma garrafa plástica flexível de 1 litro higienizada, despeje 800 mililitros do suco de capim-santo e complete com 200 mililitros do fermento de gengibre. Aperte a garrafa, amassando-a, para tirar todo o ar, até que o líquido suba ao topo.

Tampe bem e deixe fermentar em temperatura ambiente. Em algumas horas ou dias, a garrafa irá estufar e ficar firme como uma garrafa de água com gás. Isso significa que a bebida está pronta e pode ser levada à geladeira. Para o refrigerante de limão-galego, esprema os limões e transfira o suco coado para uma garrafa de plástico flexível de 1 litro higienizada. Preencha com água até completar 800 mililitros e adicione 200 mililitros do fermento. Siga o mesmo procedimento do processo de fermentação do refrigerante de capim-santo. Se preferir a bebida mais doce, adicione açúcar só na hora de servir, e não durante o processo de fermentação.

Dona Janaína

Ingredientes

30 mililitros de rum branco
30 mililitros de cachaça envelhecida
15 mililitros de xarope de banana (receita acima)
15 mililitros de xarope de abacaxi (receita acima)
15 mililitros de xarope de amêndoa

Modo de preparo

Na coqueteleira, junte todos os ingredientes e agite bem. Sirva em um copo com gelo, decorado com as fatias de abacaxi e de banana.

Mary B. com Gin

Ingredientes

1 kiwi cortado ao meio
10 mililitros de absinto
60 mililitros de gim
Gelo a gosto
20 mililitros de tônica

Modo de preparo

Na coqueteleira, macere metade do kiwi. Junte o absinto e o gim e agite bem. Despeje a mistura em um copo com bastante gelo e adicione a tônica. Corte a outra metade do kiwi em rodelas e acrescente ao drinque.

Gin Tônica de gengibre com carambola

Ingredientes

Para o xarope de gengibre
1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
3/4 xícara de água
1 xícara de gengibre picado e sem casca
Para o drinque
3 rodelas de carambola
Gelo a gosto
2 colheres (chá) de xarope

Modo de Preparo

Prepare o xarope de gengibre Em uma panela, misture o açúcar e a água em fogo baixo até que o açúcar se dissolva. Acrescente o gengibre e deixe cozinhar em fogo baixo por quinze minutos com tampa. Desligue e espere amornar. Coe o xarope e conserve em um vidro esterilizado. Prepare o drinque Em uma coqueteleira ou pote de vidro, coloque 1 rodela de carambola, gelo e xarope de gengibre. Sacuda bem e sirva a mistura em um copo. Acrescente o gim e complete com a água tônica. Coloque as duas rodelas restantes de carambola nas laterais do copo pra decorar.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.