Gastronomia

Receitas para comemorar o Dia Mundial do Atum

O atum é uma das fontes de ômega 3 que auxilia no funcionamento do sistema cardiovascular

Rara Gente - Da redação
29/04/22 às 09h22

Na próxima segunda-feira (2) comemora-se Dia Mundial do Atum. A data foi criada em 2016 pelos países que assinaram o Acordo de Nauru. São eles que controlam a maior pesca sustentável da espécie no mundo.

O atum é uma das fontes de ômega 3 que auxilia no funcionamento do sistema cardiovascular, uma vez que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e também diminui as chances de hipertensão e outras doenças ligadas ao coração.

O peixe também tem poucas calorias e gorduras, por isso é um ótimo aliado de quem está em uma dieta para perder peso. Isso acontece porque o ômega 3 estimula a leptina, um hormônio que garante mais saciedade.

Nós separamos algumas receitas com atum para você preparar ainda hoje. São vários pratos fáceis de fazer e que podem ser acompanhamentos ou ainda um prato principal. Confira os ingredientes aí na sua geladeira e mãos à obra!

Salada de atum

Ingredientes:

3 latas de atum ralado ao natural
1 pé de alface
3 tomates médios picados
1 cebola pequena picada
1 colher de café de alho amassado
Vinagre
Azeite
Salsinha
Cebolinha
Sal
Limão


Modo de preparo:

Lave a alface e pique grosseiramente. Coloque em uma vasilha grande e adicione o vinagre; Escorra o excesso de água do atum; Na vasilha, adicione o atum, os tomates picados, a cebola picada, o alho amassado, o azeite, a salsinha picada e a cebolinha picada; Misture tudo muito bem e sirva. Se desejar, tempere com sal e limão.

 

Hambúrguer de atum

Ingredientes:

1 lata de atum
2 colheres de sopa de aveia em flocos
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de azeite de oliva
Temperos a gosto
Cheiro-verde

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture o atum, a aveia em flocos, o farelo de aveia, os temperos e o cheiro-verde; Modele no formato desejado do hambúrguer; Aqueça uma frigideira com o azeite e coloque o hambúrguer. Tampe e deixe fritar em fogo baixo, dourando dos dois lados; Sirva.


Quiche de atum

Ingredientes:

2 latas de atum
2 batatas médias
1 xícara de leite
1/2 xícara de creme de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 tomate picado sem semente
10 azeitonas picadas
Sal
Pimenta-do-reino
Salsinha
Queijo mussarela

Modo de preparo:

Corte as batatas em rodelas de 0,5 cm de espessura. Leve para cozinhar em uma panela com água fervente e sal até ficar macia. Retire e reserve; Em uma vasilha, misture o leite, o creme de leite, os ovos, a margarina e a farinha de trigo. Mexa até virar um creme uniforme; empere com sal, pimenta e salsinha. Misture e reserve;

Acomode as rodelas de batata em uma forma média antiaderente ou untada. Se desejar, tempere com sal e pimenta; Por cima das batatas, espalhe o atum, o tomate e as azeitonas. Adicione delicadamente o creme e cubra com o queijo mussarela; Leve para assar no forno preaquecido a 220 graus por 30 minutos ou até dourar; Retire e sirva.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.