RARA Gente - Gastronomia

Prepare uma moqueca saborosa para a família e os amigos

Saborosa e caprichada, a moqueca é um verdadeiro prato símbolo do Brasil. Apaixone-se por esta receita tradicional do Dr. Guilherme Lima.


Bruna Taiski em 08 de janeiro de 2020 - 11h00

Não importa em qual parte do Brasil seja, qualquer pessoa já ouviu falar sobre o tradicional prato da culinária brasileira: a moqueca. Ela contém diversas variações e modos de preparo, está muito presente na nossa cultura e, em 2013, foi considerada pelo Ministério do Turismo, a comida típica indispensável para turistas que vêm ao país. A famosa moqueca do Cirurgião Plástico, Guilherme de Oliveira Lima, é também a estrela da Gastronomia da Gente desta edição; preparada de maneira tradicional, na panela de barro e com bastante azeite de dendê esta receita trará os principais sabores de ingredientes nacionais e fresquinhos.

Mais do que um suprassumo para o paladar, para o cirurgião, a moqueca de peixe representa a união das pessoas queridas em volta da mesa e tem um toque de nostalgia, já que esse amor por temperos é uma herança familiar.

“Aprendi a cozinhar com a minha família, acompanhando minha mãe, meus irmãos e atento às receitas da minha esposa, às vezes nós tentamos comidas diferentes. Sempre foi um momento delicioso estar com todos eles...cozinhando ou à mesa aproveitando o momento”, diz.


Nossa equipe provou e aprovou, e agora é sua vez de fazer em casa! Aproveite para fazer um clique da sua moqueca e nos marque no instagram: @raragente. Bom apetite!


Moqueca de peixe

INGREDIENTES

500g de filé de tilápia

1 vidro de leite de cöco

2 tomates

1 cebola grande

3 batatinhas médias

1 colher de azeite de dendë

2 tabletes de caldo de peixe

1 xícara de chá de água

1 pimentão vermelho cortado em rodelas

1 pimentão verde cortado em rodelas

1 pimentão amarelo cortado em rodelas

Sal, pimenta do reino e orégano a gosto.


MODO DE PREPARO

Descasque as batatinhas e corte em fatias transversais grossas. Unte a panela de barro com azeite de oliva.  Forre o fundo da panela com as fatias de batatinha, em seguida dissolva os tabletes de caldo com a água quente e coloque sobre as batatinhas. Corte os tomates coloque em cima das batatinhas. Depois coloque os filés em camadas e salpique sal, a pimenta do reino e orégano em cima do peixe com o azeite de dendê. Coloque a cebola, os pimentões em cima do peixe e por último o vidro de leite de coco. Tampe a panela e abra depois de meia hora cozinhando em fogo médio.


LEIA TAMBÉM
ÚLTIMAS
MAIS LIDAS
ÚLTIMA EDIÇÃO
BANCA DIGITAL

RARA 91  -  Dezembro de 2019
RARA 90  -  Outubro de 2019
RARA 89  -  Agosto de 2019

Todos os direitos reservados. Grupo AGITTA de Comunicações.