Gastronomia

Está aberta oficialmente a temporada de caldos e sopas

Qualquer queda na temperatura já é um bom motivo para se aventurar nas comidas quentinhas

Daniela Galli
27/04/22 às 08h33

Ao contrário do que muita gente pensa, sopa é janta sim! Principalmente para quem mora em locais com altas temperaturas como Três Lagoas, por exemplo. Qualquer queda na temperatura já serve de estímulo, não só para usar cachecol e bota, mas também para ir para cozinha e preparar um prato bem quentinho.

Vamos listar a seguir algumas receitas que são fundamentais para quem aprecia um caldo que podem  ser servidos como entrada ou prato principal. Vale a pena fazer umas torradinhas para acompanhar ou ainda aquele molho de pimenta especial. Dá só uma olhada:

 

 

Caldo de frango

Ingredientes:

500 g de mandioca
2 tomates
2 cebolas grandes
500 g de peito de frango
1 caldo de galinha
cheiro-verde
1 extrato de tomate pequeno
1 lata de milho verde

Modo de preparo:

Cozinhe mandioca, com água e sal. Cozinhe o peito de frango e desfie após cozidos. Em um liquidificador, bata a mandioca, cebola e tomate formando um caldo grosso (use a água do próprio cozimento para formar o caldo, desde que fique grosso). 

Em uma panela, coloque o óleo, cebola, caldo de galinha e corante. Adicione o frango, mexa, acrescente o extrato de tomate e misture. Coloque o caldo da mandioca, adicione milho e cheiro-verde (a gosto). Deixe ferver e está pronto.

 

 

Caldo de feijão

1 e ½ xícara (chá) de feijão cozido
3 xícaras (chá) do caldo do cozimento do feijão
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva
1 cebola picada
50 g de bacon em cubinhos
2 dentes de alho picados
Salsa, cebolinha e coentro picados
Sal


Modo de preparo:

Bata o feijão cozido no liquidificador juntamente com o caldo. Coe e leve ao fogo. Frite o bacon no óleo ou azeite. Junte a cebola e o alho e refogue. Adicione essa mistura ao caldo de feijão fervente e tempere com sal. Sirva salpicada com as ervas picadas.

Caldo de camarão

Ingredientes:

1/2 kg de camarão inteiro
3 batatas médias
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimentão
Limão a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 1/2 colher (de chá) de colorau

1 caixinha de creme de leite (200g)
1 leite de coco (200ml)
Coentro a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Descasque os camarões. Reserve as cascas e cabeça, e reserve separadamente os filés. Numa panela coloque as cascas e cabeças dos camarões, o leite de coco, o alho, as batatas descascadas e cortadas em pedaços, a cebola cortada em pedaços, o pimentão, o tomate, coentro, salsinha, cebolinha, não precisa picar, pois vai bater depois, basta cortar em pedaços, coloque colorau, pimenta-do-reino e sal a gosto, coloque água até cobrir os ingredientes.

Leve para o fogo e deixe ferver até as batatas ficarem cozidas, fure com um garfo para verificar se está cozida. Tempere os filés de camarão com sal, pimenta-do-reino, limão e alho picado. Frite na manteiga ou azeite por 2 minutos, retire e reserve.

Quando as batatas estiverem cozidas retire o caldo do fogo e bata bem no liquidificador. Retorne ao fogo e adicione os camarões fritos e o creme de leite, continue mexendo do fogo para não grudar. Deixe por 10 minutos e desligue.

Caldo verde

Ingredientes:

1 kg de batatas descascadas e cortadas em 4
2 cebolas médias picadinhas
2 cubos de caldo de carne
200 g de linguiça portuguesa sem pele em rodelas
100 g de bacon em cubinhos
1 maço de couve-manteiga fatiada finamente

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal, se necessário, e pimenta-do-reino
Salsa picada

Modo de preparo:

Cozinhe a batata em 2 litros de água com os cubos de caldo de carne. Reserve o caldo e passe a batata pelo espremedor. Refogue a cebola no azeite, junte o caldo, o purê e a linguiça. Espere ferver, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo da panela. Se estiver muito espesso, acrescente um pouco de água.

Agregue a couve e mantenha no fogo só o tempo de ela murchar (cerca de 3 minutos). Ajuste o sal e salpique a salsa e a pimenta-do-reino. Frite o bacon na própria gordura até ficar sequinho. Escorra e sirva com o caldo.

Caldo de carne

Ingredientes:

1,5kg de mandioca
800g de acém ou peito bovino
1 cebola grande
2 dentes de alho grande
2 pimentas
1 limão
Sal

Modo de preparo:

Corte a carne em pedaços pequenos. Deixe ela de molho em média 10 minutos no limão, alho amassado, 1 pimenta amassada e uma colher de sal. Coloque em média um dedo de óleo na panela (de preferência pressão), coloque a cebola ralada ou picada bem pequena, deixe a cebola dourar.

Após dourar a cebola, coloque a carne, com o caldo do tempero que ela soltou, deixe ela fritar em média 15 minutos. Após a carne frita acrescente em média 1 litro e meio de água e a mandioca picada em pedaços médios, acrescente mais um pouco de sal ou tempero pronto se preferir.

Tampe a panela e deixe cozinha por 40 minutos. Após tirar a pressão, coloque os pedaços de mandioca com a água da panela no liquidificador e acrescente água fria (para não estragar seu liquidificador), bata até que fique homogêneo. Volte o caldo da mandioca para a panela e deixe ferver por 3 minutos e pronto pode servir


Caldo de abóbora

Ingredientes: 

1 abóbora cabotiá sem casca e sementes picada
3 litros de água
1 cebola pequena picada
1 talo de alho-poró picado
Tomilho, alecrim, sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora na água com a cebola e o alho-poró até amaciar (uns 15 minutos) e tempere com tomilho e alecrim a gosto. Transfira o conteúdo da panela para o copo do processador ou liquidificador e bata até triturar bem. Leve de volta ao fogo médio, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe até encorpar. Sirva em seguida.


Caldo de batata e alho poró

Ingredientes:

3 talos de alho-poró cortados em fatias
2 colheres (sopa) de manteiga
1 tablete de caldo de carne
3 e 1/2 xícaras (chá) de água quente
750 g de batata descascada e cortada em 4
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Refogue o alho-poró na manteiga até amaciar um pouco. Adicione o caldo de carne dissolvido na água fervente e a batata. Tampe a panela e cozinhe por 7 minutos. 

Abra a panela sob água corrente (as batatas devem estar desfeitas). Mexa e amasse os pedaços restantes. Ajuste o sal e tempere com pimenta-do-reino. Ferva por mais alguns minutos com a panela destampada até adquirir a consistência desejada.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.