Gastronomia

É primavera! 3 receitas com flores para comemorar a data

Você sabia que as flores comestíveis são anti-inflamatórias e excelentes fontes de vitamina A?

Bruna Taiski
22/09/20 às 07h33

Pode entrar, primavera! A estação mais florida (e, para alguns, mais alegre também) chegou e para entrar no mood dela, que tal florir todos os ambientes da sua casa? Utilizar flores na decoração já é bem comum, nos looks então... Mas, e se colocarmos flores no prato também? Sim, isso é possível!

As flores comestíveis são anti-inflamatórias e excelentes fontes de vitamina A, vitamina C e caroteno. Então, vamos aprender seis receitas que as levam no preparo:

Sorvete de creme com lavanda, por Bio Mundo

Divulgação/Bio Mundo

Ingredientes

2 xícaras de leite
1 colher de flores secas de lavanda
4 gotas de óleo essencial de lavanda
5 gemas de ovos
200g de açúcar
2 xícaras de creme de leite

Modo de Preparo: aqueça o leite. Retire do fogo, junte as flores de lavanda e o óleo essencial, deixe em infusão por 20 minutos e coe. Bata as gemas com açúcar até ficarem esbranquiçadas. Vá colocando o leite aos poucos. Volte tudo para a panela e aqueça em fogo baixo, mexendo até engrossar por cerca de 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar por aproximadamente 5 minutos. Junte o creme de leite, misture bem e transfira para uma tigela. Coloque na sorveteira. Se for usar o freezer, retire depois de congelar, bata novamente e coloque de volta. Repita a operação até ficar com uma consistência macia.

Salada de rabanete e flores comestíveis, por Dietbox

Divulgação/Dietbox

Ingredientes

1 xícara de mix de flores comestíveis (capuchinha, lírio amarelo e clitória)
5 folhas de alface americana
5 folhas de rúcula
1 rabanete em fatias finas
1 rabanete roxo em fatias finas
3 cenouras raladas
1/4 xícara de repolho roxo picado
2 laranjas em fatias
1/2 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de sopa de orégano seco
1 colher de sopa de mel
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: em um recipiente, misture o vinagre de vinho tinto e o orégano. Reserve. Para o vinagrete, junte o suco de laranja, azeite, mel e uma pitada de sal e pimenta em um recipiente e mexa bem até ficar espesso e homogêneo. Para a montagem da salada, primeiramente, misture a alface e a rúcula com 1/4 de xícara do vinagrete. Adicione a metade dos rabanetes, da cenoura, a laranja e misture. Transfira tudo para uma travessa. Organize os ingredientes restantes para criar um acabamento colorido. Regue com mais vinagrete e decore com as flores comestíveis (você pode substituir essas opções por outras pancs de sua preferência).

Cookie amor-perfeito, por St Marche

Divulgação/St Marche

Ingredientes

1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (Manteiga Sem Sal 200g)
1/2 xícara de açúcar refinado (Açúcar refinada 1kg)
2 xícaras de farinha de trigo (farinha de trigo 1kg)
1 colher de sopa de essência de baunilha (Essência de Baunilha 200ml)
Amores-perfeitos frescos variados (Cerca de 30 unidades) ou lavanda
Papel manteiga (Papel Manteiga 41x27Cm)

Modo de preparo: coloque o açúcar e a manteiga macia na tigela do processador ou batedeira e pulse para misturar. Adicione a farinha e pulse cerca de 10 vezes, em seguida, ligue brevemente, apenas até que a massa se junte em grumos. Vire a massa sobre a bancada enfarinhada e envolva todos os ingredientes até virar uma bola. Passe em filme plástico e leve à geladeira até ficar firme o suficiente para abrir, cerca de 2 horas.

Retire os talos dos amores-perfeitos e forre uma assadeira com papel manteiga, coloque lado a lado as flores até cobrir toda a assadeira. Cubra com outro papel manteiga e coloque outra assadeira por cima, coloque pesos por cima como livros ou saco de arroz. Deixe os amores-perfeitos pressionarem por pelo menos 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C.

Abra a massa com uma espessura de 5 mm e corte com um cortador de biscoitos (Oval ou quadrado). Asse os biscoitos menores por 7 a 8 minutos e os maiores por 9 a 11 minutos, dependendo da espessura. Seus cookies não ficarão dourados, eles ficarão claros e macios quando prontos. Retire a bandeja do forno e pressione suavemente os amores-perfeitos planos sobre os biscoitos quentes, pressionando levemente para aderir as flores aos biscoitos. Não pressione com muita força, o calor dos biscoitos fará o trabalho. Polvilhe levemente com açúcar refinado. Deixe os biscoitos esfriarem completamente (nota: os biscoitos ficam macios ao sair do forno, mas firmam quando esfriam).

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.