Gastronomia

Cozinha para a imunidade

Alguns alimentos podem contribuir (muito) para que você tenha sempre um corpo saudável

Rara Gente - Da redação
13/05/22 às 08h30

Uma das palavras mais faladas e comentadas dos últimos dois anos foi a tal da ‘imunidade’. A mudança de hábitos passou a ser uma das estratégias para manter o corpo sempre saudável e em condições de lutar contra a covid-19 e outros vírus, como o causador da influenza. 

A alimentação faz parte destas mudanças, uma vez que nosso organismo precisa se abastecer constantemente de nutrientes para se manter sempre forte. Para cuidar da imunidade então é preciso cuidar bem do que ingerimos. 

Nós pesquisamos e separamos uma séries de alimentos que ajudam bastante a manter a saúde do corpo em dia. Também listamos algumas receitas para que você deixe o consumo ainda mais delicioso. Confira:

 

CUCA DE MORANGO FIT

O morango ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, melhora a capacidade mental, combate a obesidade, ajuda a manter a saúde dos olhos, deixa a pele mais firme e fortalece o sistema imunológico. É também rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo.

Massa:

1 xícara de farelo de aveia
1 ovo
1/2 xícara de leite desnatado
2 colheres (sopa) de óleo de coco
4 colheres (sopa) de adoçante culinário
1/2 colher (sopa) de fermento
1 xícara de morangos picados

Farofa:

1 colher (sopa)  de adoçante culinário
1 colher (sopa) de manteiga de amendoim caseira
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (sopa)  de farelo de aveia

Preparo:

Massa:

Comece misturando o ovo, adoçante e óleo de coco. Junte os demais ingredientes à mistura, exceto o morango e o fermento, vá mexendo até ficar homogêneo. Em uma forma untada, distribua a massa, e agora coloque os morangos por cima. De preferência uma forma com fundo removivel.

Farofa:

Para a farofa é só misturar todos os ingredientes com a mão mesmo. Despeje por cima da massa e leve para assar em forno médio por cerca de 20 minutinhos.

POSTA DE PEIXE COM PURÊ DE MANDIOQUINHA E MOLHO DE SHITAKE

O cogumelo shitake é um alimento rico em lentinana, um nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa do corpo e também aumentar a imunidade. O recomendado é consumir, pelo menos, 100g do alimento por dia.

Ingredientes:

300 g de mandioquinha descascada
3 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de maionese
100 g de cogumelo shitake fatiado
4 postas pequenas de cação
meia colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de óleo

PARA SALPICAR:

cebolinha picada

Em uma panela média, junte a mandioquinha e 2 xícaras (chá) de água. Cozinhe em fogo médio, com a panela tampada, por 10 minutos ou até a mandioquinha ficar macia. Escorra e passe a mandioquinha pelo espremedor de batatas. Coloque o purê em uma tigela média e misture meia xícara (chá) da maionese. Reserve coberto para não esfriar.

Em uma panela pequena, coloque o restante da água e cozinhe o cogumelo em fogo médio por 5 minutos ou até ficar macio. Escorra e misture com o restante da maionese. Reserve tampado para não esfriar. Em uma tigela média, tempere o peixe com o sal. Reserve.

Aqueça o óleo em uma frigideira grande (18 cm de diâmetro), em fogo médio. Grelhe as postas, virando-as de vez em quando, até ficarem macias. Coloque-as em uma travessa, cubra com o purê de mandioquinha e sobre ele espalhe o molho de shitake. Salpique a cebolinha e Sirva em seguida.

GOLDEN MILK:

A cúrcuma, especialmente através da substância presente curcumina, apresenta ação anti-inflamatória, além de atuar como antioxidante combatendo os radicais livres. Pode ser utilizada em cápsulas ou como tempero, intensificando o sabor de preparações, como carnes vermelhas e brancas, arroz, sopas e hortaliça.

Ingredientes

½ xícara (chá) de leite de vaca (ou bebida vegetal de preferência)
1 colher (sopa) de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó
½ colher (sopa) de gengibre em pó (ou um pedaço pequeno de gengibre fresco)
½ colher (sopa) de canela em pó
Pitada de pimenta-preta

1 colher (sopa) de mel, melado de cana ou o açúcar de preferência (opcional)

Modo de preparo

1- Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e aqueça-os em fogo baixo até ferver por cerca de 5 minutos.

2- Transfira o líquido para uma xícara, deixe amornar e consuma.

CARPACCIO DE BETERRABA COM COUVE FLOR E MOLHO PESTO (SEM LEITE)

Além de conferir uma coloração característica e belíssima aos pratos, a beterraba contém altas doses de fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C. Isso tudo faz dessa raiz tuberosa um potente alimento para fortalecer a imunidade e, adicionalmente, suavizar os efeitos do envelhecimento.

Ingredientes:

1 beterraba crua
1/4 de couve flor crua

Molho pesto a gosto (receita molho pesto)

Folhas de manjericão ou salsinha para decorar

Lave, seque, descasque e rale a beterraba em fatias finas. Lave, seque, fatie com a faca ou rale os buquês de couve flor em fatias finas. Faça o molho pesto como de sua preferência (receita molho pesto). Despeje um pouco de molho pesto sobre o prato, monte o carpaccio, jogue mais um pouco de pesto e coloque algumas folhas de manjericão ou salsinha para decorar.

Para que as fatias de beterraba ficassem perfeitamente redondas, usei um molde cortador. Quanto mais finas as fatias de beterraba e couve flor, mais delicado ficará o carpaccio, para isso você precisará de um bom ralador.

MOLHO PESTO

4 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de folhas de manjericão, fresco
3 colheres (chá) de pinoli ou nozes sem casca
100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de azeite
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: 

Descasque os dentes de alho, passe pelo espremedor e coloque em uma tigela. Adicione a colher de chá de sal e misture muito bem. Triture os pinoli ou as nozes (no processador, com um pilão ou com as mãos) e junte alho e sal.

Lave as folhas de manjericão, seque e pique em pedaços bem pequenos, depois coloque também na tigela. Acrescente o queijo e o azeite e misture muito bem até obter uma pasta homogênea.  Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e conserve em um vidro esterilizado.

TARTAR DE SALMÃO:

O salmão é outro alimento amplamente reconhecido pelos seus benefícios à saúde, como melhorar a memória. Outros pontos positivos são a regulação das células do sistema imunológico e a presença de propriedades anti-inflamatórias, auxiliando, também, no combate à tendinite e à depressão.

O salmão é riquíssimo em ômega-3, o que ajuda a manter o sistema cardiovascular longe das inflamações. Os peixes são as principais fontes dessa substância, mas você também a encontra no azeite e nas sementes oleaginosas, como nozes, chia e linhaça.

Ingredientes:

300g de filé de salmão fresco e sem espinhos
1/2 maço de cebolinha francesa
1/4 maço de dill
1/4 maço de salsinha
1/4 de cebola roxa
tabasco a gosto

Modo de preparo:

Pique o salmão em pedaços bem pequenos (cubos de +- 5mm) e à medida que estiverem cortados, mantenha os cubinhos em uma tigela em “banho maria” com gelo. Assim que terminar de cortar tudo, coloque-o imediatamente na geladeira ainda no banho maria gelado.

Corte o dill, as folhas de salsinha e a cebola roxa em pedaços bem pequenos. No momento de servir, acrescente o tabasco e misture todos os ingredientes. Misture o molho ao tartare de salmão no momento de servir. Normalmente, misturo o molho aos poucos até chegar ao tanto que quero. Não gosto do tartare muito molhado e então sobra um pouco de molho.

Decoração:

Faça se e como quiser, no dia desta foto usei tomate cereja, rabanete e folhas de manjericão. Sirva com torradinhas.


 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.