Gastronomia

Comfort food: receitas com sabor de infância para fazer em casa

Sabe aquela comida com sabor de abraço de vó? Descubra as preferidas e encontre a receita da sua comfort food

Rara Gente - Da redação
02/03/22 às 07h30

A gastronomia é muito mais do que o ato de comer. Ela está muito mais ligada às experiências, emoções humanas e aspectos culturais do que simplesmente ao ato de misturar ingredientes. Uma receita é um legado passado de geração em geração e o preparo de uma refeição é uma demonstração de afeto.

Sendo assim, é fácil entender porque alguns pratos têm aquele gostinho bom de infância e trazem a sensação de conforto e a segurança do lar. Para essas comidas que parecem um abraço, existe um nome especial: comfort food.

 

Bolo de Fubá

Ingredientes:

Ovos: 4
Leite: 1 xícara (de chá)
Óleo: 1 xícara (de chá – menos 1 dedo)
Açúcar: 1 e 1/2 xícara (de chá) 
Fubá (o mimoso, aquele fino): 1 xícara (de chá) 
Farinha de Trigo: 1 xícara (de chá)
Fermento de Bolo: 1 colher (de sopa) 
Erva doce (opcional): 1 colher (de chá)

Modo de Preparo:

Em primeiro lugar, coloque no liquidificador os ovos, o leite, o óleo e o açúcar, bata para misturar tudo. Depois disso, numa tigela coloque o fubá, a farinha de trigo e a erva doce e misture esses ingredientes secos. Despeje o líquido do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture bem. Fica bem líquido mesmo. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.

Coloque a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio preaquecido (uns 180 graus). O meu ficou no forno cerca de 35 minutos, mas esse tempo pode variar. Espete um palito no bolo e se ele sair limpo, o bolo já está bom. Em conclusão, você precisa deixar o bolo ficar morno, quase frio para desenformar. Desenformar frio é mais garantido para não quebrar.

 

Macarronada

Ingredientes:

Molho:

1 k de frango picado (coxa e sobrecoxa)
3 dentes de alho picados
sal e pimenta a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 colher (sopa) de colorau
1/2 xicara de água
6 tomates picados
1/2 xicara de extrato de tomate
manjericão ou tomilho a gosto
cheiro verde a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

 Modo de Fazer:

Tempere o frango com o alho, sal e pimenta e deixe por 30 minutos. Esquente uma panela com o óleo e refogue o frango até que fique dourado, adicione a cebola e continue refogando por mais 5 minutos.

Adicione o colorau, água, tomates, extrato de tomate, manjericão e misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, se for preciso adicione mais água. Cozinhe o macarrão e escorra, sirva com o molho e queijo parmesão ralado a gosto.


Creme de Milho

Ingredientes:

1 Lata de Milho Verde
1 Xicara (chá) e ½ de Leite
1 Colher (Sopa) Manteiga
½ Cebola Média ralada ou 1 Dente de Alho
1 Tablete ou Pacote de Caldo de Legumes
1 Lata de Creme de Leite
2 Colheres (Sopa) Farinha de Trigo

Modo de preparo:

Bata o milho e o leite no liquidificador até ele virar um suco e aguarde. Em uma panela coloque a manteiga, junte a cebola e refogue um pouco. Adicione a farinha e mexa bem até virar uma massinha. Acrescente o Milho e o Caldo de Legumes e mexa bem até começar a ferver. Desligue o Fogo e misture o creme de leite bem até ficar pronto.

Mousse de Chocolate:

Ingredientes:

300 g chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

Quebre o chocolate em pedaços. Coloque em uma tigela de vidro ou cerâmica e derreta no microondas - 30 segundos em potência alta e mexa. Mais 30 segundos e mexa, e assim até que esteja totalmente derretido. Despeje em outra tigela e acrescente o creme de leite sem o soro.

Misture bem e depois acrescente o leite condensado, aos poucos. Experimente para adequar ao seu gosto. Veja as notas da receita. Tranfira para potes individuais e leve para a geladeira para gelar. Esta é a versão não aerada. Para fazer a versão aerada, em vez de servir, coloque a tigela no freezer (ou congelador) por 10 minutos.

Depois dos 10 minutos, bata com batedeira em alta velocidade até começe a ficar com uma cor mais clara e bem aerado. Sirva em potes individuais e leve para gelar.

Bolinho de arroz

Ingredientes:

3 xicaras de arroz cozido
1 cebola branca
2 ovos
sal
pimenta preta
¾ de xícara de parmesão ralado
¼ xícara de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento
salsinha

Modo de preparo:

Triturar uma xícara de arroz até que o grão fique bem pequeno. Misturar com o resto do arroz e adicionar 1 cebola branca triturada ou picada, 2 ovos, temperar com sal e pimenta, o queijo ralado, o leite, a farinha de trigo e o fermento. Misturar bem e por útlimo adicionar salsinha picada. Em uma panela com bastante óleo fritar os bolinhos, até que fiquem com uma cor bem dourada, retirar e colocar em papel toalha para tirar o excesso de óleo.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.