Gastronomia

Cerveja combina com o quê?

Especialistas dão dicas para harmonizar cerveja com alimentos e montam um menu completo de sabores e sensações únicas

Rara Gente - Da redação
13/01/22 às 13h52

A cerveja sempre está acompanhada de um pequeno tira-gosto, mas você já pensou em harmonizá-la com outras refeições? Os diversos estilos da bebida casam com uma série de sabores e podem ir dos mais simples aos mais sofisticado, do prato principal às sobremesas.

“É super possível harmonizar cervejas com alimentos, inclusive é uma área na gastronomia que vem crescendo muito. Arrisco até em dizer que é mais simples do que imaginamos - e mais versátil do que o vinho, por ela nem sempre ter acidez e por ter uma pluralidade maior de notas sensoriais”, diz a Beer sommelier, Flávia Laira.

“Para harmonizar bem, a regra é simples: se a bebida é forte, harmonize com uma comida igualmente forte. Ou então: bebidas leves com comidas leves. No que diz respeito à harmonização, os opostos não se atraem!”, complementa Giovana Dias, sócia-proprietária do Empório Dias.

Quer saber como harmonizar sua cerveja com os alimentos e de quebra montar um menu completo de combinações deliciosas? Anote essas dicas de mulheres especialistas do universo ‘cervejeiro’. Um brinde!

IPA

“As cervejas do tipo IPA são cervejas com um retrogosto mais amargo e bem lupulada. Por isso, formam pares perfeitos com comidas igualmente marcantes como um Cheese Bacon, uma pizza ou até mesmo um queijo gorgonzola”, afirma Giovana.

WEIZEN

“As cervejas Weizen, cervejas tradicionais de trigo, por outro lado, são mais espumadas, leves e refrescantes. Por isso combinam bem com frutos do mar, uma tábua de queijos leve, ou um risoto”.

STOUT

“Já as cervejas escuras, também conhecidas como Stout, que remetem a um retrogosto mais amadeirado e adocicado combinam bem com pratos de características agridoces como a costelinha com barbecue ou até mesmo sobremesas, como um bolo de chocolate”.

AMBER LAGER

“As Amber Lager, estão entre as cervejas mais comuns ao paladar brasileiro, como a Heineken, são conhecidas por serem menos espumadas e lupuladas, agradando os mais variados tipos de consumidores. São ‘coringas’ no que diz respeito à harmonização e vão bem combinadas com castanhas e amendoins até carnes pouco gordurosas, como nosso tradicional churrasco”, finaliza Giovana.

MENU COMPLETO

Flávia explica que as notas sensoriais das cervejas podem vir do tipo de tosta do malte, do tipo de lúpulo, do tipo de levedura utilizada, da fermentação, do processo de produção e dos aromas terciários vindos de envelhecimento e de maturação em barril. “Isso confere à cerveja um leque bem maior de combinações para os quatro tipos de harmonizações: por semelhança, por contraste, por corte ou por complementação”.

Todas essas dicas deram água na boca, não é? Então veja como combinar estes sabores em um cardápio completo - da entrada à sobremesa.

SALADAS

“Em uma salada de alface, tomate cereja, palmito, cenoura ralada e queijo de búfala. Podemos acrescentar um molho de azeite, mel, limão e uma pitada de sal. Os sabores misturados dessa salada combinariam muito com uma Weiss, que é cerveja de trigo, um estilo mais encorpado, adocicado, suave, com sabores que remetem ao pão, fermento de pão, banana e cravo”.

PRATO PRINCIPAL

“Passando para o prato principal, um estrogonofe de cogumelos champignon, couve fl or e milho, com aquele arroz branquinho, soltinho, e batata palha com uma cerveja do estilo Pale Ale, com pouquíssimo amargor, mais caramelada devido ao malte utilizado, combinaria com o sabor predominante do molho do estrogonofe”.
“Ou talvez um salmão assado temperado com alecrim, azeite e sal e uma cerveja do estilo Witbier, que leva em sua composição raspas de laranja e coentro, e até mesmo cardamomo em alguns rótulos desse estilo, deixando-a mais condimentada, te faria ir aos céus na primeira garfada e golada”.

SOBREMESA

“E para finalizar, quebrando o tabu de cerveja com sobremesa, experimente um sorvete de
creme servido em uma taça ou tigela, e uma cerveja do estilo Porter servida em um copo pint. E voilà! Te verei com um sorriso no rosto depois desta refeição completa de experiência sensorial espetacular!”, comenta Flávia.


 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM GASTRONOMIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.