Celebrado nesta terça-feira, 31, o Dia do Nutricionista vem para nos lembrar desse importante profissional que nos ajuda a conquistar mais qualidade de vida. O nutricionista trabalha diariamente com a promoção da saúde, utilizando seu conhecimento em diversas áreas para garantir que todos tenham mais consciência em relação à alimentação saudável.
A nutricionista Sayumy Sawata, explica esta relação dos alimentos com nossa saúde, “O nutricionista possui um papel muito importante. Estamos aqui para ajudar as pessoas a se alimentar de forma saudável, tratar e prevenir doenças. Mas, além disso tudo, entender que a alimentação não deve ser restrita e sim adequada. De modo que você possa ter bem estar e saúde, tanto física como emocional.”
Apesar de ser um profissional essencial ainda existe o mito que o nutricionista serve apenas para a perda de peso, Sayumi explica o porque deste mito “Infelizmente somos de uma geração que sofre muito com a aceitação corporal. A sociedade difundiu um padrão ao longo dos anos e isso é vivenciando até hoje. O nutricionista possui vários papéis, e um deles é o emagrecimento. Todavia atuamos de diversas maneiras. Desde o momento de uma gestação até o fim da vida, diretamente ou indiretamente. Estamos sempre buscando o melhor para a saúde de nossos pacientes, seja como tratamento e prevenção de patologias ou na parte estética.”
Com a pandemia e o home office houve um aumento de peso, diminuição na prática de atividade física, elevação no consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, além de maior percepção de estresse. Esses são alguns dos impactos da pandemia na vida do brasileiro desde que o novo coronavírus chegou ao país. Comprovadas por estudos, essas alterações em pilares da saúde estão afetando nosso bem-estar e, consequentemente, o nosso organismo como um todo.
Os nutricionistas são profissionais importantes para nos manter saudáveis mesmo nestes tempos atípicos, Sayumy deixa um recado para aqueles que não vão ao profissional por sentir medo “Eu diria para não ter medo, não somos ‘malvados’.
Muitos dos medos são devidas as restrições. Atualmente é possível manter uma alimentação adequada conciliando alimentos preferidos. Desde que o paciente entenda que tudo é equilíbrio e moderação.
Outro medo é devido a dificuldade de planejar o cardápio, de ser difícil com produtos caros e raros. Isso meio que virou um mito já. É possível manter uma alimentação adequada até mesmo com uma cesta básica.
Para finalizar, não tenham medo de tentar praticar uma alimentação saudável, isso não tem a ver com o tamanho dos corpos e sim trazer saúde e bem estar, é entender que comer de forma adequada trará benéficos futuros que irão além de números numa balança”, finalizou.
