Seu Negócio Três Lagoas

Aprenda 4 experimentos científicos para fazer com os pequenos em casa durante a quarentena

Os experimentos científicos são vistos como atividades que promovem aprendizado, além de despertar a curiosidade e o interesse por ciências. Tudo com muita diversão e ludicidade!

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
17/11/20 às 09h22

Durante esse período de quarentena, muitos pais iniciaram uma busca na internet, a fim de encontrar brincadeiras sadias e ao mesmo tempo educativas para o entretenimento dos pequenos dentro de casa. E hoje na página de blogs da My Toy já é possível encontrar muito conteúdo sobre a temática. 

Diante desse cenário, hoje a a equipe My Toy vai abordar um outro tema bem bacana, que se colocado em prática com as crianças em casa fará o maior sucesso. Os experimentos científicos são vistos como atividades que promovem aprendizado, além de despertar a curiosidade e o interesse por ciências. Tudo com muita diversão e ludicidade! – Pensando nisso, a equipe trouxe quatro experimentos para fazer em casa com os pequenos. Confira! 

Pé de feijão 

Esse é um experimento bem clássico e muito trabalhado em sala de aula e devido a praticidade permite que o mesmo seja feito em casa. Observar a germinação da vida é um aprendizado importante e pode despertar o interesse e curiosidade pelas plantas!

Você vai precisar de:

  • Pote de vidro ou uma garrafa pet transparente cortada ao meio (assim é possível ver o processo de germinação completo)
  • Um grão de feijão
  • Algodão

Modo de fazer: Umedeça o algodão com a água, encha o vidro com o algodão úmido. Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro.

Agora é só cuidar da sementinha, lembrando que mesma precisa de água, ou seja, não deixe o algodão ficar seco, coloque água aos pouquinhos, uma vez ao dia pelo menos ou quando julgar necessário. O crescimento da raiz é rápido e em cerca de 3 dias já é possível visualizar. Quando o feijão crescer mais de 20cm, transfira ele para um pote com terra!

2. Areia movediça

Esse experimento busca trabalhar o lado sensorial. Isso porque quando colocamos os dedos ou qualquer outro objeto no líquido bem devagar eles afundam, no entanto quando batemos o dedo bem rápido na superfície ela fica dura como o chão.

Você vai precisar de:

  • Amido de milho
  • Água
  • Corante (opcional)
  • Um recipiente, que pode ser desde um copo até uma bacia

Modo de fazer:
Coloque os ingredientes na proporção de 2 copos de água para 1 de amido de milho. Se preferir, adicione algumas gotas de corante para deixar o líquido colorido, lúdico e divertido!

Vulcão em Erupção

Aqui será necessário um pouco mais de material e o processo é um pouquinho mais longo, mas ainda assim dá para fazer em casa. Confira! 

Você vai precisar de:

  • Massinha de modelar
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergente
  • Vinagre
  • Palitinhos de madeira (palito de sorvete)
  • Corante alimentício
  • Água
  • 1 copo descartável
  • Cola
  • Prato descartável

Modo de fazer 

Primeiro você pega o copo descartável, passa cola no fundo mesmo e cole ele no centro do prato, feito isso espere secar. Pronto, agora é hora de modelar, aqui será necessário bastante massinha, que deverá envolver todo o copo, até ficar no formato de um vulcão.

Feito esse processo, a dica é: coloque o vulcão em um lugar onde possa fazer sujeira e deixe separado todos os ingredientes que serão utilizados para erupção. 

Primeiro coloque todo o bicarbonato dentro do seu vulcão, depois no copo com água adicione o vinagre, o detergente e um pouco de corante vermelho, com o palitinho misture tudo. 

Estão preparados?!  Se sim, então é só jogar a mistura dentro do vulcão e pronto, olha só quanta lava. 

E se rolou dúvida no meio do processo, então veja o vídeo produzido pela SuperHands, conteúdo original de PlayKids, que mostra todo o passo a passo. Confira!

Ilusão de Ótica

Esse experimento vai explicar o motivo de vermos algumas coisas com tamanho diferente quando dentro da água por exemplo, uma vez que o líquido funciona como uma lente, causando uma ilusão de ótica. 

Você vai precisar de:

  • Canetinha
  • Papel
  • Vidro redondo
  • Água 

Modo de fazer 
Com a canetinha desenhe no papel algumas listras e faça isso em todo papel. Agora coloque água no vidro redondo, até encher todo o recipiente e lembre-se o vidro precisa ser redondo, pode ser até mesmo um copo.

Agora é hora de fazer a experiência. Pegue o desenho e passe atrás do vidro e pronto, logo já é possível visualizar uma diferença no desenho. Quer saber porque isso ocorre para explicar para os pequenos? – Então clique no vídeo SuperHands e aprenda junto com as crianças. 

Viu só, dentro de casa também é possível brincar e ainda ensinar ciências para as crianças de uma forma bem criativa e divertida é claro. 

Gostou das dicas e quer ter acesso a outros conteúdos que englobam educação e brincadeira? – Então clique no botão abaixo e siga My Toy por meio das redes sociais. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SEU NEGÓCIO TRÊS LAGOAS
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.