Lab Life Andradina

Equipe Lab Life fala sobre os exames disponíveis para detecção das IST

O último levantamento realizado pelo Módulos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, mostrou que aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de IST ao longo do ano, o que corresponde a 0,6% da população com 18 anos de idade ou mais.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
21/09/21 às 18h00

As infecções sexualmente transmissíveis, popularmente conhecidas como IST, são causadas por 30 tipos diferentes de fungos, bactérias, vírus e protozoários. Normalmente, transmitidas por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Módulos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, mostrou que aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de IST ao longo do ano, o que corresponde a 0,6% da população com 18 anos de idade ou mais.

O não diagnóstico e tratamento da doença, gera uma cadeia de contaminação, tendo em vista que a transmissão pode ocorrer da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. Além disso, apesar de menos comum, a transmissão pode ocorrer  por meio do contato com a mucosa contaminada.

De acordo com a equipe do Laboratório de Análises Clínicas Lab Life, o assunto ainda gera um certo receio, considerando que muitos pacientes têm medo do diagnóstico positivo. Entretanto, é importante destacar que existe tratamento contra as IST, o qual pode ser realizado por meio do uso orientado de antibióticos ou outros métodos indicados pelo médico especialista.

Como é feito o diagnóstico das IST?

No Laboratório da Lab Life, localizado no centro de Andradina SP, os pacientes já possuem acesso ao exame específico para detecção, realizado por intermédio do teste laboratorial ou teste rápido.

“Os testes laboratoriais, são realizados a partir da coleta de sangue total obtidas por punção digital ou punção venosa, e também com amostras de soro, plasma e fluido oral” – afirmaram. 
 

O laboratório disponibiliza testes para detecção de HIV, Hepatite B/C, Sífilis,Herpes, Bacterioscopia, cultura para bactérias e PCR para Gonorreia, Clamídia, HPV e outros.

Se você suspeitar de IST, aja rapidamente!

A forma mais eficaz de combater as infecções sexualmente transmissíveis é por meio da relação sexual devidamente protegida. Embora não elimine 100% o risco de adquiri-los, é muito importante o uso correto do preservativo, pois reduz bastante as chances de contágio. 

O preservativo é muito útil para evitar a propagação de doenças venéreas transmitidas por líquidos, como gonorreia, clamídia e HIV. No entanto, não há proteção suficiente contra infecções como herpes e sífilis, que podem ser transmitidas através do contato da pele.

Portanto, é muito importante manter uma rotina de consultas e testagem anual, como uma forma de obter um diagnóstico precoce, evitar infecções e fazer os tratamentos necessários para evitar futuras complicações.

Para agendar seus exames com a equipa da Lab Life Andradina, clique no botão abaixo: 

Aproveite também e conheça o trabalho desenvolvido pela Lab Life em Andradina por meio das redes sociais!

 MAIS DE LAB LIFE ANDRADINA
VEJA TODAS DE LAB LIFE ANDRADINA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.