Lab Life Andradina

Qual o teste mais eficaz para detecção da Covid-19? Quem esclarece é equipe do laboratório Lab Life

Durante a conversa, a equipe abordou três tipos de exames presentes no mercado, bem como a aplicabilidade individual e o processo para realização de ambos. Confira!

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas
13/05/21 às 18h00

Ao realizar o exame da Covid-19, muitos pacientes apresentam algumas dúvidas, entre elas a mais comum é: qual tipo de exame é mais eficaz? Ou, existe um tipo de exame melhor do que o outro? – Para esclarecer o assunto, o Portal Hojemais conversou com a equipe do laboratório de análises clínicas Lab Life, localizado no coração de Andradina, com ampla e moderna estrutura, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, aspectos esses que asseguram a eficiência, segurança e agilidade nos resultados. 

Durante a conversa, a equipe abordou três tipos de exames presentes no mercado, bem como a aplicabilidade individual e o processo para realização de ambos. Confira!  

RT-PCR  

De acordo com a equipe, entre a comunidade científica, esse tipo de exame é considerado o padrão de ouro para diagnosticar a Covid-19.

“O ideal é que o RT-PCR seja feito na primeira semana de sintomas, de preferência não ultrapassando o 12º dia, pois nesse período a carga viral ainda é alta, o que permite detectar o RNA do SARS-CoV-2 na amostra que é colhida e analisada” afirmaram. 

Como é feito: Nesse caso, o material colhido está na secreção respiratória, retirado do nariz e da garganta do paciente, por meio de instrumento chamado de swab, semelhante a um cotonete.

Sorologia (igG e IgM)

É importante destacar, que esse teste NÃO detecta o vírus, mas sim a presença de anticorpos, isto é, a resposta do nosso organismo frente à infecção.  Sendo assim, por meio do exame de sorologia é possível identificar quem já foi exposto ao vírus da Sars-Cov-2 ou quem já teve a doença. Nesse caso, a coleta deve ser feita após sete ou dez dias dos sintomas. 

Como é feito: Esse exame é realizado por meio de sangue venoso, coletado na veia do paciente, o qual é armazenado em tubos para análise e o resultado sai em 24 horas.

Testes rápidos

Além dos exames já citados, existem também os testes rápidos, denominados de imunocromatografia de fluxo lateral. A vantagem do teste é o custo e a rapidez no resultado, entretanto, sua sensibilidade é inferior aos anteriores, sendo mais indicado até quinto ou sétimo dia de sintoma, quando a carga viral é mais alta. 

Como é feito: a amostra é obtida por secreção respiratória (nasofaringe)  pelo swab.

“É importante frisarmos, que eficácia de cada teste está muito interligada ao tempo de apresentação dos sintomas, sendo assim, a realização do teste deve ser feita em um laboratório de confiança e com uma equipe qualificada e apta para direcionar o paciente na hora da realização” – acrescentaram

No Laboratório Lab Life, os testes para detecção da Covid-19 já estão disponíveis. Para saber quais são eles e fazer seu agendamento, clique no botão abaixo: 

Aproveite também e conheça o trabalho desenvolvido pela Lab Life em Andradina por meio das redes sociais! 

 MAIS DE LAB LIFE ANDRADINA
VEJA TODAS DE LAB LIFE ANDRADINA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.