Muito mais do que bolinha para cá e para lá. O tênis, um dos esportes mais tradicionais e praticados no mundo é também sinônimo de técnica, tática e, claro, benefícios para o corpo. Tanto que, de acordo com os mais diversos estudos elaborados pela ciência esportiva, normalmente a modalidade entra como uma das mais completas atividades físicas para a nossa saúde, sendo indicada a todas as pessoas.
No Brasil, o tênis se popularizou depois que Gustavo Kuerten, o Guga, ganhou pela primeira vez Roland Garros, em 1997. Na época, o país do futebol viu suas crianças com uma raquete em mãos ovacionarem um novo ídolo. Antes era visto como um esporte totalmente elitizado, agora, conquista cada vez mais praticantes.
Seja homem, mulher, criança ou idoso, o tênis consegue se adaptar facilmente às necessidades e possibilidades de cada um, independente da idade. Praticado em partidas individuais ou em duplas, os golpes e os constantes movimentos das pernas durante a atividade mexem com diversas musculaturas do corpo, por isso, contribui diretamente no desenvolvimento físico e orgânico.
Segundo o professor de tênis Fernando Campos, este esporte é muito mais do que um jogo: “Com a prática desta modalidade, nós aprendemos a melhorar o nosso equilíbrio emocional, concentração, tolerância, perseverança, desempenho - sob pressão e sob adversidades, além de aumentar a autoconfiança, motivação e principalmente respeito ao próximo”.
Quer conhecer mais sobre o tênis e os seus benefícios? A Gente te conta em cinco histórias de tenistas que te darão um gás para começar a jogar!