Bichomania Clínica Veterinária

Gato envenenado: saiba o que fazer em casos de suspeita

A equipe veterinária da Clínica Bichomania de Três Lagoas vai dar algumas dicas para que você aprenda a identificar os sinais de envenenamento bem como proceder em situações como essa. Veja!

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas
20/10/20 às 08h35

Uma das características que tendem a chamar a atenção para esses bichanos é agilidade que eles possuem em percorrer superfícies elevadas, bem como bancadas e prateleiras, os tornando fascinantes, no entanto, toda essa esperteza também os deixa mais expostos a riscos, além disso a curiosidade também contribui para o envenenamento dos bichanos. 

Todas essas habilidades, facilita o acesso a medicamentos, plantas venenosas, alimentos proibidos, entre outras substâncias tóxicas. Portanto, se você tem gato em casa a dica é: invista em armários e gavetas com travas. Também é importante se informar sobre quais são as plantas perigosas e evitá-las. 

Diante desse cenário, a equipe veterinária da Clínica Bichomania de Três Lagoas vai dar algumas dicas para que você aprenda a identificar os sinais de envenenamento bem como proceder em situações como essa. Veja! 

Sintomas: como reconhecer um gato envenenado?

Existem diversas substâncias que podem causar um envenenamento e consequentemente cada uma delas afeta o organismo de forma diferente e isso significa que os sintomas podem variar muito. No entanto, existem alguns indícios que requerem atenção total. São eles: 

  • Salivação excessiva;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor abdominal;
  • Dificuldade respiratória;
  • Convulsões;
  • Perda de consciência,
  • Alterações motoras.

Logo após identificado os primeiros sinais de envenenamento o ideal é procurar de imediato ajuda veterinária, uma vez que a demora no socorro pode gerar consequências graves e até mesmo óbito.

Primeiros-socorros

Quando surge a suspeita de envenenamento, um dos primeiros impulsos dos tutores é induzir o vômito, no entanto, isso não é recomendado, pois quando a substância é corrosiva pode aumentar o risco de lesões ou intoxicação.

Sendo assim o ideal é procurar uma veterinário 24 horas para atendimento, pois como dito anteriormente, quanto mais rápido você agir melhor será o prognóstico.

Carvão vegetal ativado, um aliado em casos de envenenamento

Se você possui gato e mora em uma região muito distante de uma clínica veterinária 24 horas, o ideal é ter sempre carvão vegetal ativado de uso veterinário em casa.

Essa é forma mais rápida e útil para quem não sabe o que fazer com gato envenenado. O produto vendido em sachês é um adsorvente, isto é, uma substância que se liga às moléculas de toxinas, impedindo que estas sejam absorvidas pelo organismo. Por isso, seja rápido na administração do produto.

Já realizou o check up veterinário em seu pet? – Esse check up é fundamental, uma vez que acompanhamento permite a prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças. Cuide da saúde do pet e garanta uma vida mais feliz e alegre para toda a família. 

A Clínica Bichomania possui profissionais qualificados e aptos para atender as mais diversas especialidades. Para saber mais sobre a clínica e agendar o check up veterinário do seu pet clique no botão abaixo. 

Aproveite para seguir a Bichomania nas redes sociais e ter acesso a conteúdos exclusivos.

“Há 20 anos cuidando dos nossos melhores amigos, a Clínica Veterinária Bichomania é um lugar todo especial para os pets e dispõe de uma estrutura adequada para realizar consultas, vacinações, internações e exames laboratoriais. Além disso, somos uma equipe composta por especialistas em cirurgias de pequenos animais, disponíveis, inclusive, para atendimentos emergenciais todos os dias com aparato clínico, farmácia veterinária, pet shop e um centro estético e de embelezamento que tosa e deixa o seu bichinho ainda mais fofo. Tudo isso feito por quem ama o que faz e recebe cada cliente com carinho ou vai até os bichinhos com o serviço de taxi dog”.

 MAIS DE BICHOMANIA CLÍNICA VETERINÁRIA
VEJA TODAS DE BICHOMANIA CLÍNICA VETERINÁRIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.