Bichomania Clínica Veterinária

Cinomose tem cura? - Quem esclarece o assunto é a equipe da Clínica Bichomania

A doença viral e altamente contagiosa, e desencadeada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus, que afeta principalmente os filhotes e outros cães com o sistema imunológico debilitado. Quando infiltrada no organismo do animal o vírus pode atacar os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal. Entenda mais!

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas
10/05/21 às 18h00

No blog anterior, a equipe da Clínica Bichomania reforçou a importância de manter em dia o calendário de vacinação canina, visto que essa atitude previne a saúde e bem-estar do seu bichano contra uma série de doenças graves e até fatais. É o caso da cinomose! – Mas afinal, você sabe o que é a doença, as formas de transmissão, se existe tratamento ou até mesmo cura? – Bom, se a resposta foi negativa, então continue a leitura porque hoje a equipe Bichomania volta para esclarecer essas e outras dúvidas. Confira! 

O que é a cinomose canina?

A doença viral e altamente contagiosa, e desencadeada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus, que afeta principalmente os filhotes e outros cães com o sistema imunológico debilitado. Quando infiltrada no organismo do animal o vírus pode atacar os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal. Nesse contexto, o pet pode ter problemas que vão de mudanças na cor da pele até problemas neurológicos. 

O vírus tende a reagir de maneira diferente em cada animal, entretanto, a doença é séria, e a forma mais eficaz de evitá-la é por meio da vacinação anual.

Como ocorre a transmissão da cinomose?

A forma de transmissão mais comum é pelo ar, entretanto, a contaminação pode também ocorrer por meio do contato com as secreções nasais de animais doentes ou pelo uso de objetos contaminados, como comedouros e bebedouros.

“O vírus da cinomose é capaz de sobreviver algumas horas na superfície, por isso é importante manter o ambiente onde o cachorro vive sempre higienizado e o caso seu pet frequente parques, daycare entre outros locais que exista aglomeração de outros cães o cuidado deve ser redobrado” – ressaltou a equipe. 

Sintomas: as quatro formas da cinomose

Sim, existem diferentes formas de manifestação da doença, sendo assim os sintomas são diferentes. Veja: 

  • Forma cutânea: bolinhas com pus, principalmente no abdômen, patas e focinho;
  • Forma digestiva: vômitos e diarreia;
  • Forma respiratória: tosse, pneumonia, secreção nasal e ocular,
  • Forma nervosa: tremores, falta de coordenação motora e convulsões.

Ainda de acordo com a equipe, a doença é progressiva, e pode evoluir de cutânea para nervosa, entretanto, isso não significa que todos os pets vão passar pelas quatro fases. 

“Caso haja a suspeita da doença, o ideal é que de imediato o pet seja separado de outros cães, e em seguida o tutor deve procurar com urgência um veterinário para a confirmação ou não da doença” – acrescentaram. 

Cinomose tem cura?

“Quando diagnosticada a doença, inicia-se um tratamento que visa tornar a vida do pet mais confortável, no entanto, a cinomose não tem cura... Em alguns casos é possível ainda fortalecer o organismo do pet para que ela combata infecções secundárias a doença”.  

Vacina polivalente  é aliada na proteção canina

A aplicação da polivalente, é fundamental para a proteção do animal, e deve ser administrada a partir dos 45 dias de vida do pet. 

É importante destacar, que a primeira dose deve ser administrada em três doses, com intervalo de 20 a 30 dias entre cada uma e o reforço deve ser feito anualmente de acordo com as orientações do veterinário. 

Já realizou o check up do seu bichinho de estimação este ano? Se ainda não, a Clínica Bichomania realiza todos os exames necessários para cuidar da saúde do seu pet. 

Gostou do conteúdo? Siga a Bichomania no Facebook e Instagram para acompanhar outros assuntos variados sobre a saúde do seu pet.

“Há 20 anos cuidando dos nossos melhores amigos, a Clínica Veterinária Bichomania é um lugar todo especial para os pets e dispõe de uma estrutura adequada para realizar consultas, vacinações, internações e exames laboratoriais. Além disso, somos uma equipe composta por especialistas em cirurgias de pequenos animais, disponíveis, inclusive, para atendimentos emergenciais todos os dias com aparato clínico, farmácia veterinária, pet shop e um centro estético e de embelezamento que tosa e deixa o seu bichinho ainda mais fofo. Tudo isso feito por quem ama o que faz e recebe cada cliente com carinho ou vai até os bichinhos com o serviço de taxi dog”.

 MAIS DE BICHOMANIA CLÍNICA VETERINÁRIA
VEJA TODAS DE BICHOMANIA CLÍNICA VETERINÁRIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.