Bichomania Clínica Veterinária

Cães e gatos: saiba como introduzir um novo pet à família

Se você é tutor de um cão e um dia já pensou em adotar um felino, é comum aquele famoso pensamento “será que eles vão se acostumar?” – Essa insegurança é muito comum, uma vez que essa apresentação muitas vezes parece turbulenta, no entanto, a questão é paciência, planejamento e carinho.

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas
23/11/20 às 10h13

Se você é tutor de um cão e um dia já pensou em adotar um felino, é comum aquele famoso pensamento “será que eles vão se acostumar?” – Essa insegurança é muito comum, uma vez que essa apresentação muitas vezes parece turbulenta, no entanto, a questão é paciência, planejamento e carinho.

Diante desse cenário, hoje a equipe da Clínica Bichomania vai dar algumas dicas para tornar esse processo de adaptação dos bichanos muito mais fácil e tranquilo. Veja!

Cães e gatos: um cenário incerto entre essa amizade

O primeiro contato é sempre uma surpresa, isso porque assim como nós seres humanos, os pets também apresentam uma enorme variedade de personalidades, hábitos e predisposições, ou seja, eles também possuem dias bons e ruins. Nesse primeiro momento, basta apenas um pouco de cuidado e atenção.
 

O primeiro encontro entre cães e gatos

Aqui o ideal é não deixar ambos os pets livres, sendo assim isole um deles enquanto o outro circula pelo ambiente, como uma forma dele sentir o cheiro do novo companheiro. Depois inverta as posições, deixando livre o que estava preso e vice versa. 

No primeiro contato direto, deixe seu cachorro preso no canil ou atrás de um portão. Em seguida, permita que ele cheire o filhote de gato ou cachorro enquanto você o segura no colo.

E se você sentir necessário peça ajuda de alguém para que nenhum dos pets avance no outro. Vale ressaltar que em caso de um comportamento não desejado não se deve gritar ou agredir, isso de forma alguma. Em caso como esses rosne e fale firme. 

Vale destacar que esse processo pode levar alguns dias ou até semanas. Portanto, seja paciente! Cada animal possui o seu próprio tempo, e é importante respeitar isso.

O processo de adaptação de cães e gatos

Como dito anteriormente, o início é mais difícil, por isso não os deixe sozinhos sem supervisão até que eles estejam completamente adaptados. 

Além disso, se o cachorro estiver muito agitado, o mantenha na coleira enquanto promove as interações supervisionadas, pois quando o gato assusta o processo tende a se tornar mais difícil. 

Dica: pode ser que o gato novo em casa se sinta mais confortável e seguro caso o cachorro não tenha acesso às suas tigelas de comida, água ou caixa de areia.

Filhotes de cães e gato

Na grande maioria das vezes, apresentar um filhote de cachorro a um gato adulto ou um filhote de gato a um cachorro adulto é muito mais fácil.

No entanto, caso a relação não seja compatível mesmo após a tentativa, em especial quando o animal é mais idoso ou agressivo então o ideal é não forçar.

Por mais difícil que seja, você como tutor deve reconhecer isso, visando não colocar a vida de ambos os pets em perigo. 

Portanto, se você seguir as dicas da equipe Bichomania é muito provável que você obtenha sucesso nesse processo de adaptação do novo bichano!

Já realizou o check up do seu bichinho de estimação este ano? Se ainda não, o clínica Bichomania realiza todos os exames necessários para cuidar da saúde do seu pet. Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma consulta. 

Gostou do conteúdo? Então aproveite e siga a Bichomania no Facebook e Instagram para acompanhar outros assuntos variados sobre a saúde do seu pet.

“Há 20 anos cuidando dos nossos melhores amigos, a Clínica Veterinária Bichomania é um lugar todo especial para os pets e dispõe de uma estrutura adequada para realizar consultas, vacinações, internações e exames laboratoriais. Além disso, somos uma equipe composta por especialistas em cirurgias de pequenos animais, disponíveis, inclusive, para atendimentos emergenciais todos os dias com aparato clínico, farmácia veterinária, pet shop e um centro estético e de embelezamento que tosa e deixa o seu bichinho ainda mais fofo. Tudo isso feito por quem ama o que faz e recebe cada cliente com carinho ou vai até os bichinhos com o serviço de taxi dog”.

 MAIS DE BICHOMANIA CLÍNICA VETERINÁRIA
VEJA TODAS DE BICHOMANIA CLÍNICA VETERINÁRIA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.