Dra. Maria Angélica Gorga

Dermatologista Dra. Maria Angélica Gorga esclarece mitos e verdades sobre a Toxina Botulínica

O objetivo da aplicação é deixar a fisionomia mais leve, jovial, e o mais natural possível, de modo a combater as marcas de expressão e os sinais de envelhecimento.

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas
08/04/21 às 19h30

A toxina botulínica ainda é um dos procedimentos mais procurados entre aqueles que desejam “parar no tempo”, e quando aplicada de maneira assertiva o resultado garante uma pele incrível, isso porque a substância auxilia na prevenção dos sinais de envelhecimento, que começam a surgir com linhas de expressões dinâmicas, que se formam durante o movimento da musculatura facial, entretanto, com o passar do tempo, essas linhas tendem a se aprofundar, tornando-se marcas estáticas que podem ser visualizadas até mesmo em momentos de descanso e relaxamento. 

É  nesse momento que o Botox® entra para exercer sua funcionalidade, visto que ele age de forma a relaxar os músculos que formam essas linhas de expressões. Quando a aplicação inicia-se precocemente e com uma dermatologista de sua confiança, você consegue impedir o aparecimento dessas linhas de forma profunda, e com o tratamento adequado você ainda obtém um resultado leve, jovial e o mais natural possível, ponto esse extremamente importante. 

Com todos esses motivos fica fácil entender a alta procura pelo procedimento, entretanto, é comum o surgimento de dúvidas antes mesmo da aplicação, dúvidas essas que podem gerar uma certa insegurança e por isso devem ser esclarecidas. Diante desse cenário, o Portal Hojemais conversou com a Dermatologista Dra. Maria Angélica Gorga (CRM:1947 / RQE:1035), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que esclareceu alguns mitos e verdades em relação ao assunto. Confira!

1. Botox® é a mesma coisa que preenchimento?

Mito - De acordo com a médica dermatologista, essa é uma dúvida comum, entretanto, ambos os procedimentos possuem objetivos bem diferentes, isso porque conforme visto anteriormente o Botox® age de forma a paralisar o músculo impedindo o surgimento de rugas acentuadas, que podem se formar por meio da contração muscular.  Diferente do preenchimento, que atua na redução da flacidez, repondo algumas áreas do rosto e melhorando seu contorno. 

2. O Botox® pode causar deformações no rosto?

Verdade - Por isso a importância de fazer a aplicação com um médico especialista, pois só ele pode fazer a aplicação de maneira correta e assertiva, promovendo um resultado harmônico e desejado.  

“Não se trata apenas do momento da aplicação, um especialista também vai lhe auxiliar no pré e pós procedimento, que é muito importante para potencialização do efeito no tratamento. Por exemplo, após a aplicação o paciente não pode ficar massageando a área onde ocorreu a intervenção. Por isso a importância do acompanhamenton médico e de todas as orientações discutidas durante a consulta, visto que esse é um momento voltado para sanar todas as dúvidas que vão auxiliar no resultado final ” - acrescentou. 

3. Botox® é a solução definitiva para as rugas na pele
 

Mito - Essa é uma promessa falsa, a toxina não remove as rugas de forma definitiva. A aplicação fracionada vai ajudar a relaxar a musculatura, reduzindo as linhas de expressões durante um certo período. Após a realização, o procedimento começa a fazer efeito cerca de 14 dias depois e tende a durar de três a seis meses, entretanto, tudo isso deve ser conversado com  a/o seu dermatologista. 

4. Além das rugas, a toxina botulínica serve para tratar a transpiração excessiva

Verdade - Segundo a médica,  isso é verídico, visto que uma vez aplicada a substância inibe um neurotransmissor que regula e equilibra as atividades das glândulas sudoríparas, controlando o suor. 

5. Pode ser utilizado no tratamento de bruxismo

Verdade - O bruxismo é uma condição onde o paciente aperta ou range os dentes de forma involuntária, ação essa que traz uma série de problemas bucais.  Quando a toxina é aplicada na região temporomandibular (responsável pela mastigação), a substância pode ajudar a minimizar esse quadro. 

6. A toxina botulínica pode ser usada no tratamento da enxaqueca e rugas do pescoço?

Verdade - Segundo a médica, em casos de enxaqueca crônica, a toxina pode ser uma alternativa, desde que haja uma avaliação prévia. Nesse caso, quando injetada em pequenas doses, a substância paralisa o músculo e evita sua contração, eliminando a dor.

Quanto às rugas no pescoço, o Botox ® também pode ser muito eficaz, reduzindo a flacidez e as chamadas “papadas”.

7. Após a aplicação não preciso mais usar produtos anti-idade ou seguir uma rotina de skincare preventiva?

Mito - “O Botox® precisa ser preservado, e para isso é necessário alguns cuidados em relação a rotina skin care, como o uso do protetor solar, um anti idade, que deve conter ativos antioxidantes e hidratantes em sua fórmula, como  o ácido hialurônico, que ajuda a devolver o volume do rosto, preenchendo rugas e recuperando a firmeza da pele. Todos esses produtos devem ser indicados pelo dermatologista, visto que a escolha correta é que vai auxiliar na preservação dos efeitos do Botox®” - finalizou. 

Portanto,  a toxina é de fato uma grande aliada no combate dos sinais de envelhecimento, entretanto, confie sempre a beleza da sua pele a um médico com experiência e de sua confiança. Além disso, é importante sanar todas as suas dúvidas com o dermatologista antes mesmo da realização do procedimento, sendo essa uma forma de não se frustrar com os resultados finais. 

Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, clique no botão abaixo e agende agora mesmo sua consulta com a Dermatologista Dra. Maria Angélica Gorga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia:  

Para ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre cuidados com a pele, clique nos botões abaixo e siga a Dra. nas redes sociais.

Dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, A Dra Maria Angélica Gorga atua em dermatologia clínica, cirurgias dermatológicas e procedimentos estéticos. Possui sólida formação e é professora conceituada do curso de medicina na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Aliando conhecimento, ampla experiência e tecnologia de ponta, disponibiliza o que há de mais inovador e eficiente em tratamentos dermatológicos, visando os melhores resultados para os seus pacientes. Com mais de 30 anos de experiência e em constante atualização, a Dra Maria Angélica é hoje uma referência em atendimento de qualidade em Três Lagoas.

 MAIS DE DRA. MARIA ANGÉLICA GORGA
VEJA TODAS DE DRA. MARIA ANGÉLICA GORGA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.