Hospital Veterinário Mundo Animal

Outubro Rosa Pet: castração é grande aliada para a prevenção do câncer de mama em animais

Quem esclarece o assunto é o médico veterinário Dr. Fábio dos Santos Nogueira proprietário da Clínica Mundo Animal, eleito em 2015 como o melhor veterinário do Brasil.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
08/10/20 às 09h48

O mês de outubro é um importante aliado na luta contra o câncer de mama na mulher, sendo conhecido como “Outubro Rosa”. No mundo Pet o mês também tem o mesmo propósito, uma vez que a doença é capaz de atingir até mesmo os animais, sendo mais comum em cadelas do que em gatas, isso devido suscetibilidade às alterações hormonais, afetando principalmente animais acima de cinco anos. 

Diante desse cenário, o médico veterinário Dr. Fábio dos Santos Nogueira, falou sobre as formas de prevenção do câncer de mama nos pets. Nogueira é proprietário da Clínica Mundo Animal e foi eleito em 2015 como o melhor veterinário do Brasil, no Prêmio Veterinário do Ano Vetnil /Anclivepa.

Segundo o veterinário o autoexame é de extrema importância, sendo assim o ideal é que os tutores apalpem as mamas do animais á procura de pequenos nódulos firmes do tamanho de uma ervilha. Caso localizado o correto é procurar uma médico veterinário o mais breve, visando fazer a retirada e análise do tipo de tumor, que em 50% dos casos são malignos, fator esse que impacta ainda mais na detecção precoce, pois quanto antes a retirada maior são as chances de cura e em alguns casos nem é necessário submeter o animal a sessões de quimioterapia. 

A importância da castração 

Outra medida de extrema importância quando o assunto é prevenção, é a castração, uma vez que a realização precoce do procedimento contribui para uma queda expressiva no risco de um câncer de mama surgir. Ainda de acordo com Nogueira fêmeas não castradas têm 26% de probabilidade de desenvolver um tumor maligno na mama, quando a castração ocorre antes do primeiro cio, entre 5 e 9 meses de idade, este índice cai para 0,5 %. Dados esses que mostram que a castração pode ser positiva tanto em termos de longevidade quanto na qualidade de vida do animal. 

“É importante ressaltar que a castração não é eficaz apenas no combate ao câncer de mama, uma vez que o procedimento também reduz os riscos do desenvolvimento do câncer de útero e da piometra, infecção uterina grave, que costuma afetar muitas fêmeas não castradas” – alertou. 

Além disso, o médico veterinário chamou atenção para a importância do check up periódico, que é um grande aliado no diagnóstico precoce da doença, pois muitas vezes mesmo com o autoexame o nódulo pode passar despercebido, por uma falta de conhecimento específico por parte dos tutores. 

Portanto, tutores que possuem cães e gatos fêmeas devem estar sempre em alerta em relação ao tema, visando aproveitar o mês para um check up completo, sendo essa uma forma de cuidar da saúde e bem-estar do seu pet. 

Vale ressaltar, que na Clínica Mundo Animal localizada na cidade de Andradina/ SP você encontra os melhores equipamentos para diagnósticos dos mais variados tipos de câncer que podem atingir os animais, e tudo isso em um só lugar, o que facilita até mesmo na logística dos tutores e seus pets.

Já realizou o check up do seu bichinho de estimação este ano? Se ainda não, o Hospital Veterinário Mundo Animal realiza todos os exames necessários para cuidar da saúde do seu pet.

Gostou do conteúdo? Siga o HV Mundo Animal no Facebook e Instagram para acompanhar outros assuntos variados sobre a saúde do seu pet.

Aqui no Hospital Veterinário nós sempre buscamos atender cada um de nosso pacientes com a maior qualidade, excelência e amor. Estamos a mais de 20 anos cuidando do seu pet com a ajuda de profissionais altamente qualificados e especializados que estão sempre em busca de atualizações para prestar o melhor resultado de cada atendimento. Além de tudo isso, também contamos com uma infraestrutura especial e preparada para realizar diversos tipos de tratamentos, cirurgias e atendimentos de emergência 24h.

(18) 3722-8304 | R. São Paulo, 1331 - Vila Feltrini, Andradina - SP

 MAIS DE HOSPITAL VETERINÁRIO MUNDO ANIMAL
VEJA TODAS DE HOSPITAL VETERINÁRIO MUNDO ANIMAL
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.