Hospital Veterinário Mundo Animal

Médico veterinário Dr. Fábio Nogueira fala sobre a importância do check up cardiológico nos pets

Nogueira foi eleito em 2015 como o melhor veterinário do Brasil e hoje em conversa com Portal Hojemais ele aborda o “Setembro Vermelho”, mês dedicado a saúde do coração dos pets.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
15/09/20 às 14h33

O mês de setembro é marcado por algumas ações importantes, em especial na medicina psiquiátrica, que aborda a campanha “Setembro Amarelo”, visando o cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. No entanto, você sabia que esse também é um mês de cuidados com a saúde cardíaca dos pets? – Isso mesmo, a medicina veterinária denomina esse período como “Setembro Vermelho”, sendo essa uma forma de alertar aos tutores de cães e gatos sobre a importância de cuidar da saúde do coração desses pets, afinal eles também podem apresentar problemas cardíacos. 

Diante desse cenário, o Portal Hojemais de Três Lagoas conversou com o médico veterinário Dr. Fábio dos Santos Nogueira, proprietário da Clínica Mundo Animal, eleito em 2015 como o melhor veterinário do Brasil, no Prêmio Veterinário do Ano Vetnil /Anclivepa.

Durante o bate papo, Nogueira explicou que as doenças cardíacas possuem origem congênita, que nasce com indivíduo, ou adquirida com o decorrer da vida dos pets e muitas vezes podem estar relacionadas até mesmo a fatores do dia a dia, como estresse e dieta e em casos como esse também pode ocorrer uma predisposição a alteração da pressão e quando associado a obesidade sedentarismo esses problemas ainda podem se agravar. 

“Existem algumas doenças cardíacas que são bem comuns em cães e gatos e na grande maioria das vezes elas chegam com o envelhecimento desses animais, sendo assim todos estão suscetíveis. Dentre essas doenças podemos citar as insuficiências valvulares, as doenças degenerativas estenoses de aorta, as cardiopatias dilatadas e as endocardites como as patologias mais comuns” – ressaltou Nogueira. 

A importância do Check up cardiológico na prevenção de doenças cardíacas 

Como dito anteriormente, algumas dessas doenças tendem a surgir devido a idade dos pets, no entanto, existem formas para evitar doenças graves ou até mesmo fazer um diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento. 

“Tudo isso pode ser feito por meio de um check up regular, de preferência anualmente. Esse tipo de consulta é fundamental para a detecção de um problema ainda na fase inicial, o que facilita o tratamento e a resolução da doença. Portanto, é essencial que os tutores tenham esses cuidados com os pets, solicitando exames específicos do coração, visando avaliar as taxas de triglicérides e colesterol de maneira regular” – finalizou o médico veterinário.

Outro ponto importante, segundo o especialista refere-se a alimentação dos pets, que deve evitar o carboidrato alimentos gordurosos e com muita condimentação, além de controlar a quantidade dos alimentos, uma vez que tudo isso pode contribuir para o surgimento de doenças cardíacas. 

Vale ressaltar, que na Clínica Mundo Animal localizada na cidade de Andradina/ SP você encontra os melhores equipamentos para diagnósticos de doenças cardíacas, como o eletrocardiograma e o ecocardiograma ou ultrassom do coração, e tudo isso em um só lugar, o que facilita até mesmo na logística dos tutores e seus pets.

Já realizou o check up do seu bichinho de estimação este ano? Se ainda não, o Hospital Veterinário Mundo Animal realiza todos os exames necessários para cuidar da saúde do seu pet.

Gostou do conteúdo? Siga o HV Mundo Animal no Facebook e Instagram para acompanhar outros assuntos variados sobre a saúde do seu pet.

Aqui no Hospital Veterinário nós sempre buscamos atender cada um de nosso pacientes com a maior qualidade, excelência e amor. Estamos a mais de 20 anos cuidando do seu pet com a ajuda de profissionais altamente qualificados e especializados que estão sempre em busca de atualizações para prestar o melhor resultado de cada atendimento. Além de tudo isso, também contamos com uma infraestrutura especial e preparada para realizar diversos tipos de tratamentos, cirurgias e atendimentos de emergência 24h.

(18) 3722-8304 | R. São Paulo, 1331 - Vila Feltrini, Andradina - SP

 MAIS DE HOSPITAL VETERINÁRIO MUNDO ANIMAL
VEJA TODAS DE HOSPITAL VETERINÁRIO MUNDO ANIMAL
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.