Medssim Andradina

Equipe Medssim responde: após a cirurgia bariátrica, existe restrição alimentar?

Conheça as 3 fases da dieta que o paciente bariátrico deve seguir após a realização do procedimento.

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas
12/05/21 às 18h00

Uma dúvida muito frequente entre pacientes que passam pela cirurgia bariátrica e metabólica, refere-se à alimentação após o procedimento, ou seja, será que existe alguma restrição alimentar após a cirurgia? – Para esclarecer o tema, o Portal Hojemais conversou com a equipe médica da Clínica Medssim, que atua no mercado há 10 anos, sendo referência em cirurgias bariátricas na cidade de Andradina-SP e região.

Equipe Medssim

De acordo com a equipe, existem 3 fases da dieta que o paciente bariátrico deve seguir após a realização do procedimento: dieta líquida, dieta pastosa e a dieta sólida.

“O paciente deve seguir todas as orientações que são feitas ainda no pré-operatório por parte da nutricionista. Nos primeiros 15 dias são permitidos apenas alimentos na forma líquida, após este período passam a ser permitidos os alimentos pastosos. A dieta sólida só se inicia após o primeiro mês de cirurgia, e a seleção dos alimentos é feita em conjunto com a nossa nutricionista, visto que a quantidade a ser ingerida é reduzida, por isso a escolha deve priorizar os alimentos mais nutritivos e que sejam fontes de proteínas, ferro, cálcio e outras vitaminas” – explicaram.

Nos primeiros 6 meses alguns alimentos são totalmente proibidos , como açúcares, doces, refrigerantes, bebidas alcóolicas, frituras e alimentos gordurosos em geral. Após esse período, apesar de poderem ser consumidos, devem ser evitados, afinal são alimentos calóricos que podem levar a ganho de peso, e podem desencadear sintomas como entalamento, dores abdominais, gases, diarreias e mal-estar quando consumidos.

Segundo a equipe, é importante frisar que a alimentação do paciente bariátrico envolve uma reeducação alimentar que deve ser trabalhada antes mesmo da realização do procedimento. Nesse sentido, o cuidado com a escolha dos alimentos é algo que deve permanecer ao longo da vida de um paciente bariátrico, pois a quantidade será menor e é necessário identificar quais os alimentos irão trazer mais conforto, satisfação e qualidade nutricional.

“Aqui na Medssim, tudo isso é orientado, ou seja, o paciente sempre terá acompanhamento especializado para que ele aprenda a importância de uma alimentação completa, com carnes, leites e derivados (com baixo teor de gordura), frutas, vegetais e grãos. Além disso, essa reeducação alimentar vai muito além de montar uma dieta, visto que até o processo de mastigação deve ser modificado, pois quando realizado de maneira inadequada, o paciente pode sentir dor e desconforto, e para que isso não aconteça, disponibilizamos toda uma equipe de auxílio para que ele volte para sua rotina de forma tranquila” – acrescentaram.

Para finalizar, a equipe destacou a importância do uso diária de polivitamínicos e minerais, assunto esse já abordado no blog anterior e que visa garantir o suporte nutricional para o paciente, sendo associado a alimentação.

Contudo, assim como a dieta, os suplementos também devem ser ingeridos de acordo com as orientações médicas, visto que a forma correta de uso varia de acordo com a etapa do tratamento.

*Com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 

Deseja saber mais sobre a Clínica Medssim ou marcar sua avaliação? – Então clique no botão abaixo e fale agora mesmo com a equipe. 

Gostou do blog e quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos saúde e bem estar? – Clique nos botões abaixo e aproveite para seguir a clínica por meio das redes sociais.

A Clínica Medssim, localizada em Andradina, é um centro médico especializado em cirurgia de obesidade com atendimento em gastroenterologia, endocrinologia, urologia, ortopedia, nutrição e psicologia. Com uma infraestrutura completa, a clínica dispõe de amplas instalações com tecnologia de ponta para procedimentos cirúrgicos, realização de exames e diagnósticos precisos, a fim de garantir a segurança e bem-estar de seus pacientes.

Na Medssim, é feito um tratamento individualizado e multidisciplinar para o paciente de cirurgia de obesidade, implementado pelo Dr. Vitor Maia Pires, cirurgião especializado com mais de 1000 cirurgias bariátricas realizadas. Por isso, a clínica conta com uma equipe de profissionais especializados e altamente capacitados com o objetivo de unir diferentes áreas para um tratamento integrado, que inclui o acompanhamento e assistência do paciente desde o pré-operatório até o pós-operatório.

Graduado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, o Dr. Vítor M. Pires é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM e é Membro do Colégio Americano de Cirurgiões - American College of Surgeons - FACS.

 MAIS DE MEDSSIM ANDRADINA
VEJA TODAS DE MEDSSIM ANDRADINA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.