Dr. Thiago Bosch

Dr. Thiago Bosch fala sobre o Bypass Gástrico, o “padrão de ouro” da cirurgia bariátrica

Durante a conversa, o especialista abordou o método de realização do procedimento, quem pode realizá-lo e quais são os benefícios. Confira!

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas
14/06/21 às 19h00

Com os avanços na área da medicina, a cirurgia bariátrica tem se reinventado ano após ano, por meio das diferentes técnicas que tem como objetivo tratar a obesidade grave e oferecer outros inúmeros benefícios, como o controle de doenças associadas, entre elas o diabetes tipo 2, a dislipidemia (colesterol/triglicérides elevados), hipertensão, apneia do sono, esofagite de refluxo, dentre outras.

Entre essas técnicas hoje utilizadas, destaca-se o Bypass Gástrico, popularmente conhecida como o “padrão de ouro” da cirurgia bariátrica.

Para falar sobre o assunto, o Portal Hojemais conversou com o médico cirurgião Dr. Thiago Bosch Viana (CRM/MS 7857 – RQE 5133 / 6208), referência em cirurgia do aparelho digestivo e bariátrica, no município de Três Lagoas e região.. Durante a conversa, o especialista falou sobre o método para realização do procedimento, os benefícios, entre outras questões relacionadas. Confira! 

Foto: Médico cirurgião Dr. Thiago Bosch Viana.

Como é feito o Bypass Gástrico?

Segundo o médico, a cirurgia baseia-se em uma espécie de “grampeamento”, que reduz o estômago a uma capacidade de 30 a 50 ml, restringindo a quantidade de alimentos que normalmente o paciente consegue ingerir. Nesse mesmo contexto, é realizado um desvio no intestino na sua porção inicial que altera a trajetória do alimento pelo trato digestivo. Com isso o alimento chega mais rápido ao final do intestino delgado e consequentemente há uma redução na absorção dos alimentos. 

“Por meio do procedimento, é possível obter também algumas mudanças hormonais, que promovem uma saciedade precoce na hora da alimentação, fator esse que contribui para a perda de peso” – explicou. 

Ainda de acordo com o Dr. Thiago Bosch, a técnica é segura e aprovada pelo Conselho Federal de Medicina, desde que realizado por um profissional especializado.

Quais são os Benefícios?

Os benefícios da cirurgia vão muito além da redução de peso e controle das doenças associadas, considerando que após a realização o paciente é impactado de forma positiva em outros aspectos relacionados à saúde. Por meio da: 

  • Redução de peso;
  • Melhora ou remissão das doenças associadas à obesidade como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides), hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico
  • Melhora de dores articulares;
  • Redução do risco de mortalidade;
  • Aumento da expectativa de vida;
  • Melhor qualidade de vida.

Quem pode fazer a cirurgia?

Imagem ilustrativa

De acordo com o médico, a indicação deve ser feita por um especialista após uma avaliação criteriosa, onde é considerado alguns fatores, como: 

  • Tempo de evolução da doença;
  • Tratamentos anteriores;
  • Presença de doenças associadas.

“Além disso, existe também o Índice de Massa Corpórea, aspecto esse que é fundamental para realização de uma cirurgia de obesidade. Com isso, o procedimento deve ser indicado para pacientes que tenham o IMC igual ou maior do que 40 kg/m² ou para pacientes com IMC entre 35 e 39 kg/m². Lembrando que ambos os casos devem ser avaliados pelo médico especialista” – acrescentou. 

Quando a idade é inferior a 18 e superior a 65 é necessário uma avaliação mais profunda, que deve levar em consideração os seguintes critérios:

  • Risco cirúrgico;
  • Presença de comorbidades;
  • Gravidade da doença;
  • Qualidade de vida;
  • Benefícios do emagrecimento.

“Com a realização do procedimento, o paciente apresenta uma melhora significativa na qualidade de vida, por meio da retomada de atividades que antes eram impactadas pela obesidade. Além disso, existe também uma reeducação alimentar, que deve ser introduzida no pré e pós-operatório, marcando o início de uma vida mais saudável” – finalizou.

Quer saber mais sobre o Bypass Gástrico e o trabalho desenvolvido pelo médico Dr. Thiago Bosch Viana? - Então clique no botão abaixo e agende agora mesmo sua consulta!  

Gostou do blog e quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre saúde, bem estar, cirurgia bariátrica, metabólica e muito mais? – Então clique nos botões abaixo e siga o médico cirurgião por meio das redes sociais.

 MAIS DE DR. THIAGO BOSCH
VEJA TODAS DE DR. THIAGO BOSCH
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.