Dr. Thiago Bosch

Bariátrica ou metabólica, qual a diferença?

Quem esclarece o assunto, é o médico cirurgião Dr. Thiago Bosch Viana, referência em cirurgia do aparelho digestivo e bariátrica no município de Três Lagoas e região. Confira!

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
19/05/21 às 18h00

A obesidade é uma doença complexa, com causas multifatoriais, onde o tratamento pode ser baseado em dietas e atividades físicas, podendo estar ou não associada ao uso de medicações. Entretanto, quando o assunto é obesidade grave esse tipo de tratamento pode não ser eficaz. Nesse sentido, surgem as opções cirúrgicas, como a bariátrica e a metabólica, dois procedimentos que apresentam alta efetividade no controle e perda de peso. 

Apesar das estratégias apresentarem bons resultados, existe uma dúvida comum entre os pacientes que procuram as opções cirúrgicas, ou seja: qual a diferença entre a metabólica e bariátrica? – Para esclarecer o assunto, o Portal Hojemais conversou com o médico cirurgião Dr. Thiago Bosch Viana (CRM/MS 7857 – RQE 5133 / 6208), referência em cirurgia do aparelho digestivo e bariátrica no município de Três Lagoas e região.

imagem ilustrativa

Segundo o médico, a cirurgia metabólica, surgiu em meados dos anos 80, quando começou a se observar que pacientes com obesidade grave que realizavam a bariátrica, obtinham uma melhora significativa no controle da glicemia e resolução da diabetes, surgindo então o conceito da cirurgia metabólica. 

“Ambas as cirurgias têm o mesmo procedimento, o que difere é o foco, visto que na metabólica ele não é voltado apenas para obesidade, mas também as doenças que estão associadas a comorbidade, como a  diabetes tipo 2, hipertensão, índices elevados de colesterol e triglicérides e baixo HDL, que é aquilo que chamamos de colesterol bom” – afirmou.  

Com isso, a metabólica, torna-se um procedimento cuja finalidade primordial é tratar essas doenças acima citadas e, principalmente, reduzir complicações advindas do diabetes não controlado, podendo desencadear problemas na retina, nos rins e problemas cardiovasculares, apontados como a maior causa de mortalidade nos pacientes com diabetes.

“A metabólica, tira um pouco do olhar da bariátrica, que tem como foco a perda de peso, deixando outras doenças associadas em segundo plano. Nesse sentido, ela passa a olhar para todas as doenças que limitam a qualidade e a expectativa de vida do paciente” – finalizou. 

Quer saber mais sobre o trabalho do médico Dr. Thiago Bosch Viana ou deseja marcar sua avaliação? - Então clique no botão abaixo!  

Gostou do blog e quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre saúde, bem estar, cirurgia bariátrica, metabólica e muito mais? – Então clique nos botões abaixo e siga o médico cirurgião nas redes sociais. 

 MAIS DE DR. THIAGO BOSCH
VEJA TODAS DE DR. THIAGO BOSCH
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.