RARA Gente - Lifestyle

Dica da Gente: 3 Filmes e 3 livros sobre o conceito da resiliência

Esta habilidade transforma os momentos difíceis em oportunidades para aprender, para crescer e mudar. 


Bruna Taiski em 14 de novembro de 2018 - 07h40

Todos nós passamos por momentos desafiadores ao longo da vida. Seja em casa ou no trabalho, há situações em que devemos dominar nossos próprios conflitos e seguir em frente. A capacidade de passar por tudo isso sem sucumbir ao medo, à dor, é o que chamamos de resiliência.


Esta habilidade transforma os momentos difíceis em oportunidades para aprender, para crescer e mudar. Caso não tenha ouvido falar em ‘resiliência’ a Gente revela três livros e filmes para você entender mais sobre esse conceito.


Três livros sobre resiliência


1 – O treino cognitivo de controle da raiva - O passo a passo do tratamento


Conheça as características cognitivas que constituem esse sentimento.


2 – Resiliência - Teoria e práticas de pesquisa em psicologia


Para os estudos e desenvolvimento de trabalhos com a Resiliência.


3 – Os patinhos feios 


Os diferentes casos de resiliência, nesse livro, são bem famosos. Mas, o autor descobre o que poderia ser com cada um de nós.



Filmes que explicam o conceito da resiliência


O pianista (2003 - Drama)


O filme é baseado em memórias do pianista - único que conseguiu fugir das perseguições dos nazistas e que acaba sendo obrigado a se refugiar em prédios abandonados. No filme, é possível notar as áreas da resiliência como: a empatia; a conquista – mantendo as pessoas – e o autocontrole.


Juno (2008 - Comédia)


Ellen Page interpreta Juno - uma jovem de 16 anos que engravida de seu melhor amigo. A resiliência aparece no filme em forma de autoconfiança, empatia, sentido de vida e otimismo.


Central do Brasil (1998 - Drama)


Um clássico do cinema nacional. Dora - Fernanda Montenegro - escreve cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Dora aceita ajudar um menino a encontrar o pai por querer resgatar sua história. Durante a viagem, ela acaba encontrando um sentido de vida e otimismo – que são áreas da resiliência.


Gosta do conteúdo da Revista Rara Gente? Então acompanhe a revista e todas as novidades pelo Facebook Instagram da Gente!


LEIA TAMBÉM
BANCA DIGITAL

RARA 91  -  Dezembro de 2019
RARA 90  -  Outubro de 2019
RARA 89  -  Agosto de 2019

Todos os direitos reservados. Grupo AGITTA de Comunicações.