Lifestyle

Coronavírus: Como higienizar roupas, toalhas e lençóis

Não basta pormos as peças com mais frequência na máquina de lavar. Há outras medidas que têm de ser tomadas.

Bruna Taiski
25/03/20 às 13h53

A rotina é quase sempre a mesma na maioria das casas: chegamos do trabalho, pomos a roupa no cesto e por lá fica durante dois ou três dias. Acontece que, com a Covid-19 a assombrar cada vez mais a nossa vida, há hábitos que têm mesmo de mudar.

Um deles é, sem dúvida, lavar as peças com maior frequência. E desengane-se quem pensa que basta fazer esse processo à temperatura normal, de 30 graus centígrados — desta forma, não vai conseguir “matar” o vírus.

De acordo com a explicação que Deyan Dimitrov, bacteriologista e CEO da empresa Laundryhe, deu ao jornal inglês “The Telegraph“: “A temperatura normal do corpo humano é de cerca de 37ºC, promovendo o ambiente e as condições ideais para o aparecimento e sobrevivência de vírus. Isso significa que devemos pelo menos lavar a roupa a uma temperatura de 60º ou até a 90ºC”.

Segundo o especialista, há mais um truque. “Quem não é fã de passar a ferro tem uma motivação extra para realizar essa tarefa doméstica. As temperaturas do ferro de engomar podem atingir os 100º. Pouco é capaz de sobreviver a isso”, explica o bacteriologista.

Quanto às peças de roupa mais delicadas, Deyan Dimitrov sugere que sejam limpas a seco. Às toalhas, panos e roupa de cama e restante vestuário basta fazer o tratamento normal — sem esquecer a temperatura elevada, claro.

Caso esteja morando  com alguém que está com suspeita da doença , algumas precauções devem ser assumidas. É importante que separar roupas, lençóis, toalhas e demais itens e lavá-los separadamente. Fique atento, as toalhas de banho devem ser individuais, em especial as de rosto, que são usadas em  áreas não lavadas adequadamente que porventura tenha partículas virais.

Por fim, troque lençóis e roupas de cama com maior frequência, visto que o vírus pode passar para os tecidos caso estejam em contato com pessoas infectadas. 

#BESAFE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM LIFESTYLE
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.