Decoração

Saiba como deixar sua casa ainda mais linda a decorando com flores

Quem nunca teve uma dúvida de onde cada vaso deve ficar? As flores são um atrativo enorme em qualquer ambiente

Redação - Rara Gente
22/09/21 às 15h42

Decorar a casa com flores e não deixá-la parecendo uma selva é um segredo com o qual muitas donas de casa se deparam no dia-a-dia. Quem nunca teve uma dúvida de onde cada vaso deve ficar? As flores são um atrativo enorme em qualquer ambiente. Além de trazer boas energias, elas transformam a vibração do ambiente, deixando a decoração ainda mais charmosa e agradável.


Flores deixam a casa mais alegre e proporcionam a sensação de bem-estar com suas cores e aromas, porém é essencial manter o ambiente harmônico e aconchegante. Os tons dos arranjos devem sempre dialogar com os móveis e a pintura da casa. É importante ter certo cuidado com as cores das flores para que o ambiente não fique muito carregado. Quem gosta de casa colorida, pode optar por vasos com cores contrastantes, mas com cautela.

Não é só a beleza das flores que nos encantam; os aromas também. As pétalas exalam cheiros que estimulam a endorfina, trazendo várias sensações. Flores de pétalas brancas, como lírios da paz, rosas, margaridas, copos-de-leite, flores do campo e orquídeas, transmitem sensação de paz e frescor. Já as pétalas de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), como rosas, gérberas, girassóis, tulipas, lírios, astromélias e crisântemos, transmitem alegria, vitalidade e receptividade.
As flores de tons claros, como rosas e lilás (hortênsias, orquídeas, violetas), traduzem a sensação de tranquilidade e equilíbrio. Elas podem ser incrementadas com folhas e galhos dando uma originalidade ao arranjo. Dos arranjos mais sofisticados aos mais singelos, a decoração de ambientes com flores muda completamente o clima.


Alguns cuidados são necessários na hora de definir onde colocar e como decorar cada cômodo da casa. O segredo é escolher as plantas corretas para cada tipo de ambiente que você tem em casa ou no apartamento. Sabendo escolher a espécie adequada e fazer o cultivo correto, é possível manter flores naturais e belíssimas mesmo dentro de casa.

Salas – O cômodo de maior circulação da casa, a sala é um ambiente que oferece várias possibilidades na hora de escolher uma planta, pois geralmente é um lugar arejado e bem iluminado. O interessante é que os arranjos e vasos não atrapalhem o deslocamento e a visão. Em um ambiente como este, é possível expor diversos arranjos desde que fiquem em sintonia. Na mesa de centro ou no aparador, o ideal são arranjos baixos e mais discretos; já na mesa da sala de estar, pode abusar nos vasos altos e robustos. 

Dormitórios – Não é aconselhável expor flores com aromas fortes em ambientes muito fechados, como quartos. Orquídeas, violetas e begônias são ótimas opções para decorar o dormitório.



Banheiros e Lavabos – Hortênsia, violeta, lírio da paz, orquídea e kalanchoe são ideais para serem expostas em banheiros, pois suportam umidade e exigem poucos cuidados.




Cozinha e varanda gourmet – Na cozinha, os cactos e crisântemos são ótimas opções de plantas resistentes que sobrevivem em locais quentes, além de não precisar regar todos os dias. Evite colocá-las próximas a fogão e geladeira. Para quem gosta de unir o útil ao agradável, na cozinha e na varanda gourmet também podem ser plantadas ervas e temperos em vasinhos pequenos ou compartilhados. Esses tipos de plantas (hortelã, manjericão, pimenta, erva-doce, salsa, orégano, cebolinha) necessitam de bastante exposição ao sol, portanto devem ser cultivadas, de preferência, em parapeitos de janelas.


DICAS:
– Antes de comprar as flores, se informe sobre as dicas de conservação e os cuidados que elas necessitam, como luminosidade, umidade e temperatura.
– É ideal que se escolha locais adequados para expor as flores. É importante também mantê-las em ambientes frescos e com iluminação natural, pois isso faz com que as plantas durem mais tempo. A exposição ao ar condicionado diminui a vida das flores.
– Se o arranjo de flores for colorido, opte por vasos de tons suaves ou transparentes e vice-versa. Essa medida faz com que o arranjo não fique cansativo de olhar.
– É importante substituir a água e lavar o vaso a cada 2 ou 3 dias.
– A cada dois dias, corte 1 centímetro do caule para melhor absorção de água.
– Evite manchas em folhas ou pétalas, pois elas aparentam deterioração.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM DECORAÇÃO
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.