Decoração

Dicas práticas pra você cuidar das plantas em casa durante a quarentena por Fabiano da Verde Flora

Está de quarentena? Não sabe o que fazer para tirar os pensamentos negativos da sua mente? Apaziguar o receio de contrair a Covid-19? Temos uma sugestão para te dar.

Bruna Taiski
27/04/20 às 14h04

Está de quarentena? Não sabe o que fazer para tirar os pensamentos negativos da sua mente? Apaziguar o receio de contrair a Covid-19? Temos uma sugestão para te dar. Cuide de suas plantas. Sim, pratique jardinagem. Quando praticamos jardinagem o tempo passa e nem percebemos. Esta atividade nos distrai e acalma. Mas, deixemos de lado a psicologia e vamos à jardinagem.

Você sabia que as plantas que podem ser cultivadas em casa, apartamento, escritórios, bancos, shoppings são chamadas de Plantas de Interior ou Plantas de Ambientes Internos? Como podemos saber o melhor local para cultivarmos estas plantas? É fácil, o proprietário da Verde Flora, Ronaldo Gasques contou as melhores dicas pra Gente.

Se o cômodo possuir uma janela, a luz do sol entrará por ela e iluminará o ambiente. Dessa forma, a região mais próxima da janela é chamada de meia sombra e a mais distante é chamada de sombra. Na região de meia sombra podemos colocar as floríferas em geral, samambaias, avencas, entre outras. Na região de sombra colocamos plantas com folhas de verde mais escuro como, por exemplo, filodendros, antúrio, espada-de-são-jorge, jiboias. Além dessas, segundo Ronaldo, as plantas que mais se adaptam no interior de casa são a zamioculca, ráfias, Lírio da Paz, Comigo Ninguém Pode, suculentas e cactos.     

COMO REGÁ-LAS?

Outra dúvida importante quando cultivamos plantas em casa é saber quando e como regá-las. Neste sentido, existem plantas que precisam estar com o substrato do vaso sempre úmido, como por exemplo, samambaias, avencas, zamioculca, petúnia, beijo-turco, entre outras.

Como saber se o substrato está úmido? Aprofunde seu dedo indicador no substrato, por cerca de dois centímetros de profundidade, se estiver geladinho, sem água em volta dele, então a rega está adequada. Caso tenha água em volta, significa que você exagerou.

Em tempos secos com poeira no ar, os pequenos e microscópicos poros existentes nas folhas, chamados estômatos, podem ficar obstruídos e causar problemas na transpiração. A solução é aspergir água nas folhas e, com algodão umedecido, tirar a poeira para desobstruir os poros.

Lembrando que a absorção de água pela planta é impulsionada pela perda de água, nas folhas, na forma de vapor, liberado pelos estômatos. Se não houver transpiração, a absorção de água fica prejudicada.

Quer saber mais dicas? Confira no vídeo abaixo!

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM DECORAÇÃO
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.