Desta vez, as mudanças acontecem na maneira como vivemos o lar. Conversamos com os arquitetos Elaine Massuco e André Americano que apontaram as novas demandas da casa pós-pandemia. Veja abaixo:
O que muda no morar após a pandemia do coronavírus? Não é exagero dizer que nunca passamos tanto tempo dentro de nossas casas. Neste período descobrimos novas necessidades, cômodos subaproveitados, e ambientes que carecem de mais conforto. Em termos de arquitetura, o combo boa entrada de luz natural e ventilação cruzada passa a ser mais valorizado. Nesse momento, o profissional de arquitetura e design terá um papel ainda mais importante, pois é deles a responsabilidade por humanizar os espaços em todos os setores da sociedade.
Historicamente, estes momentos de crise mundial relacionados à saúde influenciam a arquitetura residencial. Na Idade Média, por exemplo, a peste bubônica transformou os ambientes. Na época, as casas quase não possuiam entrada da luz do sol, já que as ruas eram becos bem estreitos. Logo após a disseminação da doença, o espaço público mudou para que as residências pudessem receber melhor iluminação natural.
Desta vez, as mudanças acontecem na maneira como vivemos o lar. Conversamos com os arquitetos Elaine Massuco e André Americano que apontaram as novas demandas da casa pós-pandemia. Veja abaixo: