Sociais

Margareth Pistori: Entre letras e ensinamentos

Uma pessoa tão incrível, que leva sempre o sorriso no rosto e de uma simpatia incomensurável que trata o seu ofício com o máximo de respeito.

Edgard Júnior - Agitta Social
03/11/23 às 17h00

1.“Professores são heróis silenciosos, dedicados a construir um futuro melhor.” 2. “Um bom professor ensina, inspira e nunca desiste dos seus alunos.” 3. “A educação é a luz que ilumina o caminho para o sucesso.” 4. “O professor é a ponte entre o conhecimento e a mente do aluno.” Fonte: herospark.com

Essas 4 frases ainda não são suficientes para demonstrar o carinho, o respeito e a admiração que eu tenho por esses mestres tão importantes. Ser professor significa o começo, a transmissão de conhecimento e a construção do alicerce maior da vida. Para a matéria de capa desta semana, eu tive o privilégio de conhecer essa pessoa tão incrível, que leva sempre o sorriso no rosto e de uma simpatia incomensurável que trata o seu ofício com o máximo de respeito. Eu conversei com a professora e empresária Margareth Pistori, que está completando suas bodas de prata, ou seja, 25 anos de ensinamento e pura grandeza. Margareth contou um pouco do início da sua trajetória e sobre essa profissão tão incrível: lecionar. 

Foto: Edgard Júnior

Fala de você, como tudo começou?

“Meu nome é Margareth Pistori, sou professora há 25 anos. Iniciei pelo Magistério, por sempre gostar das questões da natureza e dos animais, então optei por fazer Ciências Biológicas (UFMS) e por ai fui seguindo com pós graduação em Biologia (UFMS), área de concentração Bioquímica Vegetal e depois Mestrado em Agronomia (UNESP), na especialidade de Sistema de Produção no Departamento de Fisiologia Vegetal e assim segui lecionando no ensino fundamental e médio na Rede Estadual de Ensino. Em um determinado momento senti a necessidade de cursar Pedagogia (UNIJALES) para qualificar o meu olhar para os processos de aprendizagem e após me especializei em Educação Especial e Inclusão (FACON). Atualmente sou professora na Rede Municipal de Ensino na Educação Infantil e também sou diretora do Instituto Pistori, uma escola que atende desde os 5 meses até os 5 anos aqui em Três Lagoas.”


Em quem se inspirou em exercer sua profissão?

“A grande inspiradora foi dona Alminda de Freitas Pistori: minha mãe. Foi professora primária por 23 anos, minha primeira professora. Com ela não só fui alfabetizada, mas aprendi que tudo na vida é persistência. Eu cresci a vendo corrigir os caderninhos, sempre carinhosa e dedicada aos seus alunos. Na infância minha brincadeira favorita era, adivinhem, brincar de professora em uma pequena lousa e giz que ganhei de meu pai. E neste, segui brincando e estudando para as minhas provas. Fui me encantando pela área da educação e decidi cursar meu segundo grau no Magistério.”


Quais os pontos positivos e negativos de ser professora?


“O lado positivo de ser professora é que faço realmente o que gosto, faço o meu melhor para que as crianças possam transpor esta fase de descobertas de uma maneira tranquila e agradável - chego ao final do dia cansada, mas elas me dão vitalidade e alegria, com o carinho e o sorriso ingênuo que recebo todos os dias. 

Já o lado negativo é que ser professor em nosso país não é tarefa fácil, a desvalorização é muito grande, principalmente se tratando da educação infantil, que muitas pessoas ainda pensam ser uma fase em que a criança adentra à escola apenas para brincar. Desconhecem o quão é importante esta fase do ser humano, pois é nela que se forma integralmente as crianças - fase que elas exploram, vivenciam e reconhecem o mundo em que vivem, é nela que se constrói princípios e valores que podem impactar a vida profissional dos futuros adultos.”


Quais os maiores desafios nos dias de hoje?


“Desafios são muitos! É trabalhar com as diferenças, é de incluir, é disseminar a ideia de uma educação contemporânea, que coloca o aluno no centro do processo.”


Deixa uma mensagem para nossos leitores e quem quer seguir seus passos? 

“Para aqueles que pensam em seguir a carreira de professor, posso dizer que é uma escolha muito séria! Promover a aprendizagem é mais do que ensinar ou transmitir conhecimento, é reconhecer as habilidades de cada um, demonstrar empatia e paciência, ainda mais na era digital, onde todas as informações estão a um clique, o professor precisa criar condições do uso funcional dessas informações! Que sejam profissionais que, de fato façam a diferença nesse mundo!”

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM SOCIAIS
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.