Poliplan

Cerca Rural: equipe Poliplan aborda alguns cuidados na hora da instalação

O item tem como objetivo cercar pastagens, plantações, garantir a segurança em propriedades privadas, fazer o manejo de animais na pecuária e delimitar extensões de terra, sendo essa uma das suas principais funcionalidades, afinal, quem não lembra da incessante briga entre os Mezenga e os Berdinazzi em “O rei do Gado”?

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
01/03/21 às 18h00

Quem está envolvido com o meio rural sabe o quão importante são as cercas, sejam elas lisas ou de arame farpado, visto que o item tem como objetivo cercar pastagens, plantações, garantir a segurança em propriedades privadas, fazer o manejo de animais na pecuária e delimitar extensões de terra, sendo essa uma das suas principais funcionalidades, afinal, quem não lembra da incessante briga entre os Mezenga e os Berdinazzi em “O rei do Gado”? – A disputa era marcada pela invasão de terras, fator esse que desencadeou toda a trama da novela. 

A alguns anos atrás as propriedades rurais não possuíam tanta expansão, e por conta disso era comum a demarcação por meio do plantio de árvores, entretanto, isso já não se aplica nos dias atuais, isso porque as áreas são 2X maiores, sendo necessário a implantação de cercas. 

Diante desse cenário, o Portal Hojemais conversou com a equipe da Poliplan, empresa que está no mercado há 30 anos, atuando no segmento de apoio à logística da agricultura e silvicultura. Durante a conversa, foi abordado a importância dessas cercas e alguns pontos de atenção que se deve ter na hora da instalação. Quer saber mais? – Então continue a leitura e confira! 

Conhecendo as características do insumo

Segundo a equipe, hoje o mercado oferece inúmeras possibilidades, que variam em formato, altura e qualidade e quando a escolha da cerca é feita de maneira correta, ou seja, atendendo as necessidades da área é possível obter um impacto positivo na eficiência e nos custos de produção. 

Esses são alguns dos principais aspectos a serem analisados, no entanto, existem outros que também requerem atenção. Veja! 

Análise a geografia do local 

O que poucas pessoas sabem, é que a instalação das cercas possui uma forte relação com a água, isso porque antes de começar o trabalho de fundação é preciso visualizar onde vai ficar o bebedouro dos animais, ou seja, o insumo deve passar onde a água está. 

Outro ponto importante: a declividade, sendo assim recomenda-se utilizar cercas lisas em terrenos planos, pois ele pode ser estirado a longas distâncias. Em áreas onde o terreno não é o uniforme, é comum a utilização do farpado, que permite construir curvas e desníveis sem comprometer a qualidade do material. 

Defina o manejo 

Existem dois tipos de manejo, o intensivo e o extensivo. O intensivo já diz tudo, ou seja, é quando se tem uma alta intensidade de animais. 

Nesse caso é preciso pensar na área de pastagem como uma pizza, onde cada pedaço será separado por uma cerca. Quando o gado termina uma, ele passa para a próxima, em um processo que dura de 3 a 4 dias.

A vantagem desse tipo de instalação é que quando o gado volta para o primeiro pedaço, o pasto já está crescido novamente, sendo assim o animal sempre irá comer capim novo e de qualidade, fator esse que contribui para o ganho de peso.

Portanto, esse tipo de manejo oferece mais qualidade para qualquer tipo de animal. Já no manejo extensivo, é quando a área de pastagem é muito grande e o proprietário deixa os animais consumirem o capim da forma como eles quiserem. 

Na grande maioria das vezes o método causa prejuízos, visto que ele costuma causar o famoso efeito “boi sanfona”, na época das chuvas ele engorda, mas na seca emagrece.

Escolha o tipo de arame: liso ou farpado? 

Os arames farpados costumam suportar cargas entre 250 e 350 kgf (unidade de força) e os lisos aceitam cargas maiores de até 700 kgf, sendo mais indicada para a contenção do gado.

Caso a cerca seja destinada a animais de pequeno porte, o material deve suportar até 400 kgf. Para animais adultos, o recomendável é o arame com capacidade de aproximadamente 700 kgf.

Além disso, segundo a equipe da Poliplan é importante também ficar atento à qualidade do material, pois um investimento um pouco maior pode oferecer uma melhor durabilidade.

As cercas serão definitivas ou temporárias?

Para delimitar áreas de forma permanente, o ideal é que se utilize um material mais resistente e com alta durabilidade. 

Por outro lado, a cercas temporárias possuem outras finalidades, como limitar o acesso a uma área específica ou proteger a criação de barrancos e plantações temporárias. Nesse caso, a instalação deve ser de fácil desmontagem e você ainda pode reaproveitar os materiais. 

Na hora da instalação, opte por uma empresa experiente

Após a análise de todos os aspectos acima citados, é preciso traçar um bom planejamento que irá sanar todas as suas necessidades, nessa hora é importante contar com uma empresa especializada na área. 

A Poliplan Três Lagoas por exemplo, é uma empresa que é referência nesse ramo, trabalhando com os melhores produtos e equipamentos. Além disso, a companhia possui uma equipe altamente qualificada, com capacidade para lhe indicar a melhor forma de implementação das cercas em sua propriedade. 

Quer saber mais sobre as cercas ou deseja fazer um orçamento? – Então clique no botão abaixo e fale agora mesmo com a empresa.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre os serviços prestados pela Poliplan? – Se sim, aproveite para seguir a empresa nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades!

Há 30 anos no mercado, a Poliplan Soluções em Serviços e Logística atua no segmento de serviços de infraestrutura para plantio, reforma e construção de pontes, cercas, mata-burros, transporte de materiais e resíduos não perigosos, além da locação de maquinários, garra hidráulica e implemento agrícola. Certificada pelo PQF/MS (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores de Mato Grosso do Sul), a Poliplan é uma empresa sólida e referência no setor. Com a finalidade de ampliar os segmentos, nasceu no início de 2020, a Poliplan Construtora e Incorporadora, uma empresa de construção e vendas de imóveis que foi criada com a missão de realizar o sonho da casa própria. Em todos os serviços prestados o grupo Poliplan leva competência e qualidade, entregando soluções de ponta no campo e na cidade.

 MAIS DE POLIPLAN
VEJA TODAS DE POLIPLAN
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.