Lifestyle

Dia Mundial do Macarrão: Conheça 9 curiosidades sobre o alimento

Como preparar um prato perfeito de macarrão? Você sabe sobre suas origens?

Redação - Rara Gente 
25/10/21 às 13h44

Nesta segunda-feira (25) é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. O alimento está presente em 99,3% dos lares brasileiros. O consumo também é elevado no país, considerado o terceiro maior consumidor do produto no mundo. Mas como preparar um prato perfeito de macarrão? Você sabe sobre suas origens?

1 - O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995 na Itália durante o 1º Congresso Mundial da Pasta. No Brasil, a data é celebrada desde 2014. 

2 - O Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de macarrão. O ingrediente está presente em 99,3% dos lares brasileiros segundo pesquisa da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

3 - De acordo com a pesquisa, o brasileiro consome cerca de 6 kg de macarrão por ano. O valor é inferior ao da Itália, onde consumo pode chegar a 25,3 kg por pessoa.

4 - Na Itália existem mais de 500 tipos diferentes de massa.

5 - O tempo ideal de preparo de um macarrão tipo espaguete é de 10 minutos. Essa duração varia se a massa for mais grossa, por exemplo.

6 - Existem diversas teorias sobre a origem do macarrão, mas a principal diz que o produto surgiu há mais de quatro mil anos na China e foi levada para a Itália por meio do explorador Marco Polo.

7 - Não é preciso passar água fria no macarrão após o cozimento lavar a massa acaba reduzindo a absorção do molho.

8 - Em 2018, segundo dados da Abimapi, o volume total de vendas de massas alimentícias no Brasil foi de 916,3 mil toneladas.

9 - Para o preparo de macarrão o ideal é usar o fogo alto. A panela também deve estar destampada. Isso faz com que o macarrão cozinhe de maneira igual.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM LIFESTYLE
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.