Moda

Veja um guia completo com experts e aprenda a valorizar a beleza negra - da pele aos cachos

Ensinamentos preciosos da estética ao empoderamento da mulher negra

Bruna Taiski
29/10/18 às 08h25

Esqueça toda a influência dos padrões de beleza eurocêntricos. Nesse mundo, do qual fazemos parte, existem cenários estéticos infinitos, mas pouco explorados - quando o assunto é ‘ser belo’. Em meio a uma sociedade que ainda exclui pessoas pelo tom da pele, enaltecer a raiz afra é também uma forma de combater o preconceito e valorizar diversos símbolos – entre eles, o cabelo cacheado e crespo. Elas são beleza, cultura, empoderamento e, também, o tema desta editoria da Rara... Portanto... Para nós e para elas... As mulheres negras. Dicas e inspirações não irão faltar! Acompanhe com a Gente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Santa melanina!

A pele negra é abençoada pela melanina em abundância - o que promove uma proteção natural ao sol. Mas, isso não quer dizer que não precise de alguns cuidados especiais.

Ela também possui mais colágeno que as outras; por isso, é mais elástica e resistente aos efeitos do tempo como: rugas e linhas de expressão. Por ser mais espessa e firme, demora mais a ficar flácida e, dificilmente, apresenta celulite. “No entanto, o diferencial da pele negra pode ser também, o seu maior mal; devido à hiperpigmentação, há mais propensão às manchas na pele, como melasma; e, o alto nível de colágeno, por exemplo, pode resultar em queloides” - garante a dermatologista - Maria Angélica Gorga.

Cuidados com a pele

No rosto – A pele negra pode se apresentar em todos os tipos: normal, mista, seca e oleosa. No entanto, a oleosa é a mais comum - o que favorece o surgimento de acne e foliculite. “Por isso, deve sempre usar sabonetes específicos com ácido salicílicos - a alfa-hidroxiácidos - como ácido glicólico, filtro solar em gel, gel, creme ou sérum, sem óleo. Apesar de ser mais resistente ao sol, recomenda-se o uso do filtro solar, diariamente – inclusive, em dias nublados ou em ambientes fechados”.

A dermatologista destaca que, a abundância de melanina também pode acelerar o surgimento de manchas – pois, durante a cicatrização a pigmentação é ativada. “Para evitar manchas, o paciente deve buscar tratamento preventivo. É preciso evitar que a pessoa tenha a alteração cutânea e, consequentemente, uma inflamação que pode causar o escurecimento”.

No corpo - A pele negra tem mais propensão ao ressecamento corporal; por isso, hidratar é imprescindível - sabonetes hidratantes, creme pós-banho e óleo de banho são importantes. “Recomendo hidratar a pele após a depilação com cera ou lâmina de barbear, já que, assim, ela fica mais protegida contra agressões ambientais e contra a foliculite” - diz.

Posso fazer peelings e lasers?

“Há peelings químicos superficiais específicos para a pele negra; peeling mecânico como o Crystal (microdermoabrasão) e os lasers não ablativos e fracionados, podem ser usados - quando bem indicados”.

Dica de expert

O Fashion Designer, produtor de moda e Make-up Artist - Giovani Piancelli - maquia como se pintasse uma bela obra exposta em museus de beleza. Ele deixa algumas dicas de make e de como valorizar as peles negras - que já são estonteantes em si.

“A pele negra sempre será uma das minhas favoritas - pela complexidade e pela beleza mostrada em todo o processo final de uma make de sucesso. A pele negra traz consigo a naturalidade e um brilho único. Uma boa hidratação, bases de texturas finas e de bons corretivos trazem aquela beleza exuberante, sexy e com ar tropical. Agora, na entrada da primavera, as cores cintilantes virão com tudo - tanto nos lábios como nas sombras. Quando faço a maquiagem em uma mulher negra, sempre ressalto os traços naturais e o brilho – como se estivesse preparando uma tela; depois, passo a ressaltar o que todas elas têm: os olhos e lábios marcantes”.

‘Não é moda... É DNA’

É muito comum ler, em artigos de beleza, que os cabelos cacheados e crespos precisam ser ‘domados’. A cabeleireira e especialista em afro hair - Liessa de Oliveira Fernandes Evangelista - derruba este termo enfatizando que, a aceitação do cabelo afro pode influenciar na construção da autoestima e da identidade negra. “Deus não errou quando deu os seus cabelos. Eles combinam com você. Não é moda... É DNA” - diz.

O movimento pelo cabelo natural no Brasil cresceu e, cada vez mais, as mulheres têm tomado coragem de abandonar a chapinha e os alisamentos químicos para alcançarem o sonho de assumir seus fios naturais. Uma grande aliada nesta trajetória é a ‘transição capilar’. Mas... O que é esta transição? O processo é simplesmente um ‘tchau’ que o cabelo dá para a química até crescer e chegar ao natural.

Se você quer começar a transição ou já faz o processo há algum tempo e sente que os fios não estão crescendo do jeitinho que você imaginava, explicamos melhor todo o processo abaixo.

Eu preciso? Desejo?

Conforme Liessa, muitas dúvidas existem sobre a transição capilar - e é comum que o momento de decisão sobre optar ou não por ela seja difícil. Ela nos deixa algumas dicas empoderadas de como cuidar do cabelo em transição.

“O primeiro passo é sua decisão firmada no verdadeiro EU; pois, muitos palpites alheios surgirão - tanto para incentivar ou não; infelizmente, esse será a maioria”.

“A boa notícia é que, atualmente, mais e mais mulheres têm adotado a transição capilar e deixado de lado alisamentos, para que possam desfrutar de seus cachos e crespos” - afirma.

Como fazer a transição capilar

Existem diferentes opções para enfrentar a transição; como, cortar toda a química do cabelo e assumir um curtinho - conhecido como big chop. Nessas horas, os aliados serão babyliss e difusor - passando protetor térmico antes, bobes, coquinho, fitagem, aplicação de mega hair, tranças e técnicas de Box-Braids. Também existe a possibilidade de fazer o permanente afro; neste caso, serão cachos quimicamente tratados.

“Muitas mulheres ficam preocupadas com o tempo que vai demorar até que a transição esteja completa; mas, tenha paciência. A definição de quando o processo deve acabar é pessoal e não segue nenhuma regra” - conta.

O cronograma capilar é outra dica importante no cuidado com os fios durante a transição. São quatro fases: hidratação, nutrição, reconstrução e umectação. É preciso saber qual é o melhor produto para cada fase e repetir três vezes por semana. Evitar água quente, xampus com sulfato, pentes finos e fontes de calor excessivo fazem parte deste pacote. 

“O processo é lento; mas, ser natural é indescritível - é libertador” – destaca.

Receitas milagrosas

Que tal aprender a fazer receitas que cabem dentro do seu borrifador e que vão salvar seus cachos durante o dia? Essas misturinhas fazem sucesso na página do Facebook de Liessa e podem ser feitas em casa com o que tiver no armário do banheiro ou da cozinha. Fique atenta a essas receitas para diminuir o frizz, aumentar a definição e o volume. Lápis e papel na mão! Vamos cuidar desses cachinhos!

Chá nos cabelos - Para os cacheados, o chá de canela é ótimo para ajudar na definição dos cachos. É só ter o borrifador em mãos para fazer o milagre acontecer.

Para a receita, você vai precisar de: dois sacos de chá de canela e 300 ml de água. Faça o chá normalmente e, após a bebida esfriar, transfira o líquido para o seu borrifador. Colocar algumas gotinhas de óleo vegetal está liberado - caso queira potencializar o tratamento.

Leite para pentear - O leite para pentear combate o frizz e ainda ajuda na hora de modelar os cachos. Ele pode ser levado dentro da sua bolsa. Ou seja: cabelos definidos e arrasadores durante o dia todo.

Para fazer o leite caseiro para pentear, basta colocar no borrifador: uma colher de sopa de creme para pentear, três gotas de óleo de argan e 300 ml de água. Agite bem e pronto.

1. Gel modelador para Cabelos Cacheados Curls Twirl Around.

2. Máscara de Hidratação Intensiva Hidra Cachos Amend.

3. Protetor Solar com cor Vichy Capital Solei Toque Seco FPS 50.

4. Sabonete com Alfa-Hidroxiácidos La Vertuan para o controle de oleosidade.

5. Serum facial anti-imperfeições Tea Tree.

6. Shampoo Cachos Definidos TRESsemmé.

7. Óleo Espuma De Banho Velvet Premium Eudora.

Gosta do conteúdo da Revista Rara Gente? Então acompanhe a revista e todas as novidades pelo Facebook Instagram da Gente! #InspiradaEmVocê

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM MODA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.