Moda

Teste caseiro revela a saúde do seu cabelo

Além de simples, é bem rápido: o resultado aparece em apenas sete minutos!

Bruna Taiski
27/07/20 às 07h38
Reprodução

Para que o cabelo receba o tratamento adequado, é sempre importante fazer um diagnóstico preciso da saúde dele. Um jeito simples de fazer isso é com o teste de porosidade, que identifica o nível de porosidade dos fios - baixo, médio ou alto. Assim, é possível detectar sua capacidade de absorção e retenção de umidade e, consequentemente, a receptividade para os produtos. Tem mais: com base no resultado, dá pra descobrir se suas madeixas têm sede de hidratação, nutrição ou reconstrução.

Como fazer?

Coloque um fio de cabelo limpo (pode ser aquele que ficou preso na escova ou até mesmo que caiu na roupa, sabe?) dentro de um copo d'água em temperatura ambiente. Aguarde sete minutinhos e observe o que acontece:

EduK

O fio boiou?
Sinal de que seu cabelo tem baixa porosidade - ou seja, está com as cutículas bem fechadas e é, em geral, saudável. No entanto, precisa de hidratação para não ressecar. Nos rótulos de produtos, procure pelo pantenol, ativo eficaz para devolver água aos fios.

Afundou?
Com alta porosidade, esse cabelo está bastante danificado pelo uso constante de secador sem proteção térmica ou por conta do excesso de procedimentos químicos, como colorações e alisamentos. Por estar com as cutículas muito abertas, perde nutrientes com facilidade. Nesse caso, invista na reconstrução, que devolve a elasticidade natural das madeixas. Produtos com queratina são os mais indicados. Mas cuidado para não exagerar na dose, pois o ativo, quando usado em abundância, deixa os fios rígidos.

Ficou no meio do copo?
Média porosidade o define. Com escamas meio abertas, é um cabelo que ainda não perdeu a elasticidade, mas fica devendo no quesito brilho. Para recuperá-lo, o tratamento ideal é a nutrição, que recupera lipídeos, proteínas e vitaminas dos fios. Desta vez, os óleos de coco e argan entram como bons aliados.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM MODA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.