Moda

Tchau, germes! Aprenda a limpar seus pinceis de make

Para mantê-los sempre como novos

Bruna Taiski
27/06/20 às 11h36
Pincéis limpos (Reprodução)

Quando foi a última vez que você lavou seus pincéis? Limpou seu babyliss? Seu batom favorito já ouviu a palavra do álcool 70%? Uma coisa é certa: higienizar suas maquiagens e lavar suas ferramentas é algo que deveria ser incorporado na rotina de beleza, assim como escovar os dentes antes de dormir.

Os pincéis, por exemplo, são nossos melhores amigos em momentos que vão do esfumado perfeito, até a mínima correção pontual. Porém, se não cuidarmos bem, eles podem se tornar nossos piores inimigos. Isso porque, camadas e camadas de maquiagem, combinadas com células mortas e a oleosidade natural da pele, formam um ambiente perfeito para o surgimento de fungos e bactérias.

Pincéis sujos acumulam microorganismos e resíduos de maquiagem e sujeira que, quando em contato com sua pele, podem causar dermatite de contato, irritações e alergias e até lesões mais intensas – como infecções fúngicas e bacterianas. O ideal é lavar toda vez que você usar, mas pelo menos uma vez por semana, se seu kit for de uso pessoal.

A maneira correta é lavar os pincéis com sabão bactericida ou detergente neutro e borrifar álcool 70%. O mesmo vale para os instrumentos, como curvex, plaquinha de metal e esponjinhas, que também devem ser lavados e higienizados a cada uso. No caso das esponjas, preste atenção redobrada e, com certo tempo de uso, descarte-as. A marca Beautyblender, conhecida por suas esponjinhas, recomenda trocar com no máximo seis meses de uso, se você cuidar bem. Pela natureza de reter umidade, elas têm data de validade, mesmo que sejam sempre lavadas.

Lembre também de dar amor às suas ferramentas de cabelo! Elas acumulam restos de produto e fios de cabelo e, por isso, também são um ambiente propício para fungos e bactérias. Escovas, pentes e prendedores de cabelo podem ser higienizados borrifando álcool 70%, a cada uso. Mas, uma vez por mês lave com água e sabão. Já as ferramentas como secadores, babyliss e prancha, higienize com lencinhos umedecidos em álcool 70%, também todas as vezes que usar.

Já quem gosta de extensões, deve lavá-las com shampoo e condicionador todas as vezes que usar. Essas medidas devem ser tomadas sempre, mas, ainda com mais intensidade agora, em época de covid-19. Não sabemos exatamente quanto tempo o vírus pode permanecer em superfícies - mas já se sabe, por exemplo, que no cabelo o vírus permanece por até 4h. Por isso atenção redobrada!

Como lavar os pincéis?

1. Molhe o pincel na solução líquida, tomando cuidado para não molhar a base das cerdas.
2. Faça movimentos circulares na palma da mão, ou em uma superfície lisa, mas não esfregue. Vá conferindo em um papel toalha se toda a sujeira saiu.
3. Enxágue e remova o excesso de água com papel toalha.
4. Deixe o pincel deitado sobre uma toalha para secar naturalmente.

Não deixe o pincel em pé nem com as cerdas para cima ou para baixo, pois isso pode danificar seu formato original. Caso precise secar mais rápido, use secador com ar frio e sempre no sentido do pelo. Jamais guarde os acessórios se ainda estiverem molhados. Lembre-se de guardar os acessórios em local seco. Os banheiros, por exemplo, podem não ser uma boa opção, já que ficam frequentemente úmidos, com vapor.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM MODA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.