Moda

Celulite: cirurgiã plástica explica os mitos e verdades

Solucione suas dúvidas sobre celulite de uma vez por todas

Bruna Taiski
23/04/21 às 08h00

É muito comum o surgimento de verdades, afirmações e teorias sobre o como combater a celulite. A verdade é que já foram feitas tantas afirmações diferentes sobre o assunto que já não sabemos o que é verdade ou não. Com a ajuda da cirurgiã plástica Dra. Suelen preparamos um “Mito ou Verdade” sobre a celulite com as dúvidas mais comuns sobre o problema.

A causa da celulite não é plenamente conhecida e é pouco estudada; existem inúmeras suposições não comprovadas. Os fatores predisponentes parecem ser hereditários, tais como: sexo, etnia, biótipo corporal e distribuição de gordura. As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Entre os fatores de predisposição temos:

Hereditariedade: o fator genético é importante.
Problemas circulatórios: quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso
Alterações hormonais: níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo
Também é importante analisar o estilo de vida. A má alimentação - excesso de açúcares e carboidratos -, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.


“O maior depósito de gordura na mulher ocorre em regiões de nádegas e coxas associado aos fatores hormonais, como os níveis de estrogênio muito altos, provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite”.


“É importante salientar ainda que diferenças anatômicas entre mulheres e homens determinam a maior prevalência no sexo feminino. Nas mulheres os lóbulos de gordura são maiores e fechados por paredes perpendiculares à pele, já nos homens os lóbulos são menores e fechados por paredes inclinadas em relação à pele”, explica.

‘A celulite é uma doença?’ – O principal mito é achar que celulite é uma doença. Na verdade é uma desordem influenciada por vários fatores entre eles: anatômicos, hormonais, circulatórios, linfáticos.


‘A cirurgia de lipoaspiração ajuda a reduzir celulite?’ - Mito, a lipoaspiração serve para remodelar o contorno corporal, ou seja, retirar a gordura localizada e não tratar a celulite.


Refrigerante dá celulite?’ - Verdade. Refrigerantes contém alta quantidade de açúcar, que é um dos maiores vilões causadores de celulite e a alta quantidade de sódio presente na bebida contribui para a retenção de líquido.


‘Perder peso pode acabar com toda celulite?’ – Mito, mulheres que perdem muito peso ainda podem ter celulite. Isso ocorre devido a anatomia dos lóbulos e feixes característicos do sexo feminino junto as células de reservatórios de gordura que não se alteram com a perda de peso.


‘Beber água ajuda a combater a celulite?’ - Verdade! A ingestão de água ajuda a desintoxicar o organismo e melhora as funções da pele. Procure consumir dois litros por dia.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM MODA
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.