Lifestyle

Cuidados com animais no inverno: Dicas para cuidar melhor do seu pet!

Cães e gatos quando desprevenidos contra o frio, podem adquirir diversas doenças

Rara Gente - Da redação
28/06/22 às 07h39

O inverno é a estação em que as temperaturas baixas e a diminuição da umidade atingem a todos. De modo que cuidados com animais no inverno passam a se tratar de roupinhas e locais quentes ao seu pet. Além de outros detalhes que, por muitas pessoas, são considerados frescuras.

Cães e gatos quando desprevenidos contra o frio, podem adquirir diversas doenças que variam desde um simples resfriado a dores nas articulações. Sendo mais comum aos cães o adoecimento por tosse dos canis que acometem principalmente nessa estação do ano.

Assim sendo é importante conhecer e seguir algumas dicas e cuidados com seu animal de estimação no inverno. Pois dessa forma você será capaz de evitar o seu sofrimento e adoecimento. Portanto confira algumas dicas a seguir.

Como saber se o pet está com frio

Semelhantemente a nós, humanos, os animais sentem frio e manifestam sinais de alerta aos quais devemos prestar atenção. Contudo, caninos e felinos apresentam de maneiras diferentes.

O cachorro no inverno pode aparentar tremer, ficar inquieto, deitar enroladinho ou até mesmo procurar um canto fechado para se esconder. Essas são atitudes similares as nossas, porque eles tentam aumentar a temperatura interna do corpo. Apesar disso, nem todos os cães sofrem com baixas temperaturas, dependendo da raça o tipo de pelagem é diferente e os protegem do frio. Sendo assim, raças de pelagem dupla, como São Bernardo e Husky sentem menos frio.

Diferentemente, os gatos costumam apenas procurar ambientes para se esconder e se aquecer, como por exemplo embaixo da cama. Devido eles não demonstrarem frio por meio de tremedeira, você deve tentar sentir a temperatura do seu bicho de estimação tocando nas extremidades das orelhas e das patas. Caso essas estejam frias, é recomendado que procure aquecer o seu felino.

Em ambos os casos, manter um local limpo, quente e confortável ao seu bicho de estimação é essencial. Visto que os animais que dormem mais nesse período necessitam de uma forma para se aquecer e devem se manter distantes de ambientes sujos e empoeirados que possam causar doenças respiratórias.

Dicas para cuidados com animais no inverno

No inverno, cuidados são importantes principalmente aos animais filhotes e idosos. Já que esses possuem a imunidade mais baixa, estando sujeitos a adquirir enfermidades com maior frequência. No entanto, não apenas a eles, mas a qualquer um que pareça sentir frio, é preciso manter quente e bem cuidado. Senão você estará permitindo que seu animal sofra.

Para cães e gatos, alguns cuidados são básicos, como:

Vacinar anualmente;

Não permitir a exposição ao frio e à chuva, diminuindo a frequência de passeios com o cão e evitando as saídas do gato;

Comprar camas isolantes, dando preferência às camas iglus para os gatos que gostam de se esconder;

Oferecer cobertor em suas camas ou locais onde costumam ficar;

Manter os ambientes limpos e úmidos, espalhando toalhas umedecidas ou bacias com água;

Dosar a alimentação, pois cães e gatos sentem mais fome durante o frio;

Fornecer muita água limpa e alimentos úmidos, pois durante o frio os cães e gatos não bebem muita água, podendo gerar problemas nas vias urinárias;

Brincar para evitar o aumento do peso;

Escovar os dentes semanalmente, pois nessa estação os animais costumam se lamber mais. Isso por causar prisão de ventre nos gatos, portanto siga isso à risca;

*SOS Cãopanheiro

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
ÚLTIMAS EM LIFESTYLE
RARA Gente - A mais tradicional revista de Três Lagoas
Editor responsável:
Ivete Binda Mendonça
agitta@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.