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Automassagem para: relaxar, aliviar a dor de cabeça e o estresse

Dicas rápidas para fazer em poucos minutos

Bruna Taiski
21/07/20 às 08h36
Reprodução

Da cama para a cadeira, para o sofá, para a cama novamente… É, a rotina atual é muito cruel com diversas partes do nosso corpo, não é mesmo? Dores nas costas, nos músculos e na cabeça são alguns dos problemas físicos que surgiram durante a quarentena. Quer saber como aliviar essas dores e de quebra relaxar e amenizar o estresse? Veja essas dicas rápidas abaixo!

Automassagem para:

Os pés
Com o polegar, massageie profundamente a sola dos pés, fazendo pequenos círculos no sentido horário. Depois, segure o dedão do pé entre os dedos e faça pequenos círculos ao longo do dedo, começando pela base e apertando levemente a ponta. Realize o mesmo movimento nos outros quatro dedos dos pés. Você pode fazer isso de 3 a 5 minutos.

O rosto
Esse tipo de automassagem é ideal para ser feita em qualquer horário do dia e traz benefício imediato. Antes de começar esfregue as mãos a fim de aquecê-las e depois coloque as palmas das mãos na testa, alisando-a para fora, uma mão após a outra.

Pescoço e ombros
Comece relaxando o lado que parece mais tenso. Segure totalmente o músculo do ombro e aperte-o algumas vezes com a palma da mão, deslocando a pressão da base do pescoço para a articulação do ombro. Depois repita novamente no outro ombro. Outro movimento que pode ser feito é levar as duas mãos atrás do pescoço fazendo movimentos como se estivesse esfregando algo, para frente e para trás.

Dores nas costas
Em uma cadeira com os pés apoiados no chão, endireite as costas. Após isso, coloque os polegares em cada lado do sacro, o osso que fica na parte inferior da coluna. Mova os dedos em pequenos movimentos circulares, subindo e descendo e então aplique pressão nos pontos que mais estiverem tensos. Pause e solte. Continue conforme necessário e lembre-se de respirar profundamente enquanto realiza a massagem.

Aliviar o estresse
Comece massageando lentamente o couro cabeludo com a ponta dos dedos, com movimentos para frente, para trás e para os lados. Após isso, massageie o rosto, fazendo uma série de pequenos círculos com os polegares. Dê uma atenção especial às têmporas, testa e aos músculos da mandíbula. Utilize os dedos do meio para massagear a ponta do nariz, passando pelas sobrancelhas até chegar as têmporas. Por fim, feche os olhos e coloque as mãos sobre o rosto, inspire e expire tranquilamente por um curto período de tempo.

Dor de cabeça
Comece massageando as têmporas com os dedos ou as palmas das mãos, fazendo movimentos circulares no sentido anti-horário. Depois, coloque os polegares na base do crânio, atrás das orelhas e pressione toda a crista óssea até o centro. Por fim, incline a cabeça para frente, apoie-a com uma mão na testa, o cotovelo sendo colocado sobre uma mesa. Com a outra mão, pressione com suavemente a parte de trás do seu pescoço.

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